Categorias
Memória

“Direitos Humanos na Atualidade”

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) oferece o curso de extensão “Direitos Humanos na Atualidade”, com duração de 40 horas. O participante tem direito ao certificado desde que cumpra com 75% de presença. As aulas serão todas as segundas-feiras durante o período de 14 de abril a 30 de junho, das 14h às 17h, no auditório do anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (CFCH/UFRJ).

Quem estiver interessado deve enviar o nome e o contato para o e-mail: atualidadedosdhumanos@nepp-dh.ufrj.br.  As inscrições vão de 24 de março a 9 de abril. Este curso recebe o apoio do Centro de Referência de Mulheres da Maré – Carminha Rosa (CRMM).

Confira o programa:

Dia 14/04
14:00 horas – Abertura do Curso
14:30 horas – “Direitos Humanos e Trabalho – Escravo por  Dívida.”
Professores Ricardo Rezende e Gelba Cavalcante – NEPP-Dh/CFCH e ESS/UFRJ.
Dia 22/04 – FERIADO
Dia 28/04 “Direitos Humanos: bases teóricas fundamentais” – Professora Lilia Pougy – Coordenadora de Pós-graduação CFCH/UFRJ .
Dia 5/05 “Direitos Humanos e Desigualdades Sociais” – Professora Celi Scalon – Coordenadora de Pesquisa NEPP-DH /CFCH.
Dia 12/05 “Direitos Humanos em tempos de barbárie” – Professor Marildo Menegat– ESS/UFRJ
Dia 19/05 “ A Criminalização da Pobreza na mega operação policial no Complexo do Alemão” – Dr. João Tancredo – Advogado e membro do Instituto dos Defensores dos Direitos Humanos.
Dia 26/05 “Direitos Humanos e Laicidade” – Prof.Dr. Luiz Antônio Cunha – Coordenador de Ensino NEPP-DH e Professor da  Faculdade de Educação.
Dia 2/06 “Resistência de Mulheres:Direitos Humanos em tempos de ditadura militar e na atualidade” – Victoria Grabois –Grupo Tortura-Nunca-Mais/R.J e NEPP-DH/CFCH.
Dia 9/06 “Direitos humanos e Políticas Públicas: o caso da população adulta em”.
situação de rua.” – Professora Marilea Venâncio Porfírio Vice-diretora NEPP-DH/CFCH e Professora da ESS/UFRJ.
Dia 16/06 “Direitos Humanos e experimento de atendimento à violência contra a mulher: o CRMM – Centro de Referência de Mulheres da Maré – Carminha Rosa.”
Professora Eliana Moura – Coordenadora do CRMM/NEPP-DH/CFCH.
Dia 23/06 “Mudanças importantes na ONU em Direitos Humanos” – Prof. Alexander Zhebit – Nepp-Dh/CFCH
Dia 30/06 “Direitos Humanos e Movimentos Sociais na América Latina” – Kátia Marro e Ramiro Dulcich – Professores da ESS/UFF