Categorias
Memória

Jornada de Integração e Pesquisa Acadêmicas

 Aconteceu nesta segunda-feira, dia 17 de março, a aula inaugural da I Jornada de Integração e Pesquisa Acadêmicas (JIPA) do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFRJ. A abertura do evento, realizada no auditório da Escola de Serviço Social (ESS) contou com a relevante contribuição de Maria da Conceição Tavares, economista, ex-deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro e professora-emérita da UFRJ.

Em sua fala, a palestrante analisa a história econômica mundial e a posição do Brasil, dando destaque também à atual crise imobiliária norte-americana, que traz como conseqüência global o que Tavares denomina por bolha financeira. “A economia dos Estados Unidos é movida à dívida e incentiva o capital de rendas, como hipotecas, o que desencadeia um colapso de bolhas financeiras”, explica a especialista.

Maria da Conceição também afirma que “não há dúvidas quanto à possibilidade de uma crise de recessão, embora não seja possível determinar seu tamanho e duração. A crise norte-americana na habitação já começa a mostrar suas conseqüências, como o desemprego nesse que é um dos maiores campos de trabalho no país, a construção civil”, exemplifica a professora, que polemiza: “Se acontecer um desastre econômico a China não tem fôlego para assumir o lugar dos Estados Unidos. Apesar de que, em situação de crise, a China poderia proteger seu mercado interno, devido ao seu contingente populacional”, defende, em resposta às constantes suposições sobre a hegemonia mundial.

Quanto ao Brasil, por fim, a especialista acredita que o crescimento interno, tal como para a China, pode ser um mecanismo de proteção à crise externa. “Pela primeira vez em muitos anos, não temos dívidas externas, o que permite um crescimento de 3% a 4% garantidos. Por outro lado, caso aumente a taxa de juros, podemos também entrar em colapso”, alerta Maria Tavares.

A JIPA acontece até o dia 19 de março, na ESS, que fica à Avenida Pasteur, nº 250, campus UFRJ da Praia Vermelha.