Representando reitores de 53 universidades federais, Aloísio Teixeira, da UFRJ, esteve em Brasília na última quinta-feira, 13 de março, para assinar o termo de participação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni.">Representando reitores de 53 universidades federais, Aloísio Teixeira, da UFRJ, esteve em Brasília na última quinta-feira, 13 de março, para assinar o termo de participação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni.">

PRE/UFRJ RECEBERÁ INVESTIMENTOS DA ORDEM DE R$ 310 MILHÕES

Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, esteve na tarde de quinta-feira, 13/03, em Brasília, para assinar, representando 53 reitores de universidades federais, o termo de participação no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni.

Nas quatro Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Rio (UFRJ, UFF, UFRRJ e Unirio) serão criados 131 novos cursos. Desses, 36 serão criados na UFRJ (27,48%), o que resultará em um acréscimo de 3.340 novas vagas por ano (atualmente são 6.625). Um aumento de 50,48% de vagas até 2012.

Com seu Programa de Reestruturação e Expansão (PRE), a UFRJ receberá recursos na ordem de R$ 195 milhões – até 2012 – destinados à pessoal e despesas correntes, os quais serão incorporados ao orçamento da instituição, e de R$ 115 milhões – até 2011 – para investimento e desenvolvimento.

No final do ano passado a UFRJ recebeu uma antecipação de 17 milhões de reais referentes a 60% dos recursos a serem destinados à instituição ainda em 2008, para investimento e desenvolvimento.

Além do reitor da UFRJ, também assinaram o documento, Fernando Haddad, ministro da Educação, e Ronaldo Mota, secretário de Ensino Superior (SESu), em solenidade que aconteceu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de Sérgio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, de Arquimedes Diógenes Cione, reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), de Lúcia Stumpf, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), e de deputados e senadores entre outras autoridades.

Para garantir os recursos, as instituições devem, além de especificar seus planos de reestruturação e expansão, cumprir metas que se definem pela elevação para 90% da taxa de estudantes concluintes nos cursos presenciais de graduação e aumentem, para 18, o número de alunos por professor. Segundo dados do Ministério da Educação, hoje essa relação é de 12 estudantes por professor.

Mais vagas de docentes e técnico-administrativos

Durante a solenidade, também foi assinado e encaminhado ao Congresso Nacional, pelo presidente da República, projeto de lei, em caráter de urgência constitucional (o Congresso tem 45 dias para aprovação), criando cargos efetivos e comissionados na esfera do Ministério da Educação, destinados às Ifes. São 23.930 cargos públicos no âmbito das universidades federais. Desse total, 13.276 serão destinados a professores do Ensino Superior. Outros 10.654 serão preenchidos por técnico-administrativos em Educação.

Lançado em 24 de abril de 2007, o Reuni prevê o investimento de R$ 2 bilhões de reais ao longo dos próximos cinco anos em universidades que promovam melhorias de infra-estrutura, abram cursos e novas vagas, ampliem o acesso, permitam a permanência dos estudantes e garantam a qualidade do ensino.

PRE na UFRJ

Para ser aprovado, o Plano de Reestruturação e Expansão (PRE) da UFRJ passou por um amplo processo de debate que envolveu a Administração Central, professores, técnicos-administrativos e estudantes nos meses de setembro e outubro de 2007.

As formulações e propostas contidas no PRE/UFRJ se orientam pela idéia de unir a universidade e levá-la às transformações que a contemporaneidade e a vida social do país demandam, renovando e fortalecendo os vínculos que a ligam com a sociedade. A expansão e reestruturação da UFRJ deverá basear-se, conforme o PRE, na garantia de qualificação crescente e de renovação das atividades de Ensino de graduação e de pós-graduação, da Pesquisa e da Extensão, bem como pela retomada do projeto original de implantação da UFRJ em seu campus da Ilha da Cidade Universitária.