Mestrado em Saúde Coletiva – Aula Inaugural

No próximo dia 19 de março, às 14h, o IESC (Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ) promove sua aula inaugural, com o tema “Conhecimento e Saúde Pública”. O painel conta com a presença dos professores Kenneth de Camargo Jr, do Instituto de Medicina Social da UERJ, e Jean Shoveller, da Faculdade de Medicina da Universidade de British Columbia, nos Estados Unidos.

Kenneth discursa sobre “A economia política da produção e difusão do conhecimento biomédico”. A produção e a difusão do conhecimento estão cada vez mais sob o controle de interesses comerciais privados, um desequilíbrio de poder que leva a conflitos de interesses que freqüentemente resultam no abuso desse poder. Embora muitos trabalhos tenham sido feitos sobre o Complexo Médico-Industrial e seu papel na produção de tais desequilíbrios de poder e abusos conseqüentes, pouca atenção foi dedicada ao papel desempenhado pela indústria de publicações, que pode estar sujeita aos mesmos problemas. A fala conclui ressaltando que a produção e a distribuição do conhecimento devem ser encaradas como um componente estratégico da saúde pública.

Já Jean Shoveller fala sobre “Grupos de risco, comportamento de risco e pessoas de risco: discursos dominantes nas intervenções em saúde sexual no Canadá”. A saúde pública tem focalizado significativamente os problemas do comportamento sexual da juventude. A pesquisa empírica de saúde pública nesta área tem tentado dar conta principalmente de desfechos negativos em saúde sexual (por exemplo, infecções sexualmente transmitidas e gestações em adolescentes) por meio do exame de características individuais e de comportamentos de risco. A prática em saúde pública acompanhou esta tendência – focalizando primariamente a modificação de comportamentos sexuais de risco e de “escolhas” de estilo de vida. Ao fazer assim, pode-se desavisadamente se comprometer com um conjunto desarticulado e irrealista de suposições sobre o nível de atuação e controle que seria alcançado por muitos jovens.

A finalidade desta fala é começar o "desempacotamento" dos discursos que subjazem às abordagens convencionais da pesquisa em saúde pública e prestação de serviços relacionados à saúde sexual da juventude no Canadá. Apoiando-se em seu trabalho anterior e no de outros, sugere abordagens alternativas para a intervenção para promoção da saúde sexual da juventude, abordagens que favorecem práticas de saúde pública críticas, reflexivas e que atendem à teoria sociológica.

O evento acontece no auditório do IESC, localizado na Praça Jorge Machado Moreira – Próximo a Prefeitura Universitária da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão. Mais informações: 2598-9271 (secretaria do IESC).