UFRJ celebra dia da mulher

Em homenagem ao dia internacional da mulher, a decania do Centro de Tecnologia (CT) realizou nessa segunda-feira, dia 10, a segunda edição do evento “Celebrando a Mulher” que este ano teve como principal tema de discussão a beleza e a saúde feminina.

Na festa, o Decano Walter Issamu Suemitsu prestou homenagem a personalidades femininas que se destacaram em suas vidas profissionais na universidade, como Cheila Gonçalves Mothé, professora da Escola de Química, Elizabete Lucas, diretora do Instituto de Macromoléculas Heloísa Mano, IMA, e Laura Tavarez, Pró-Reitora de extensão, que não pode comparecer.

A professora Cheila, atual presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia, ganhou reconhecimento nacional ao obter resultados promissores para o tratamento de pessoas que sofrem de pressão alta, graças a sua pesquisa sobre substância extraída do cajueiro, sendo essa eficaz no combate a hipertensão. Ao receber o prêmio, salientou a importância da mulher na sociedade e agradeceu o reconhecimento de sua pesquisa. "É bom ter seu trabalho reconhecido, principalmente por um olhar que se torna mais dinâmico e satisfatório", disse a professora.

Já Elizabete Lucas, única mulher a ser diretora do CT atualmente, agradeceu ao prêmio e atribuiu sua importância, não no sentido pessoal, mas na provável influência sobre outras mulheres, que possam ter como exemplo o fortalecimento da figura feminina e que busquem assim, tornar-se mais independentes. Também defendeu a junção do lado profissional e pessoal realizado pela mulher moderna. "É claro que gostei de ter recebido o prêmio, mas a sua importância não é somente pessoal, mas sim num nível geral, que possa ser referência para a mulher que vive no campo, que parou de estudar, que vê no casamento a única forma de sair de casa", declarou.

Estandes

Nos estandes que compunham o local do evento, o visitante pode receber tratamentos de beleza e saúde como: higienizações de pele e cortes de cabelos no laboratório do Instituto Embelleze; experimentação de produtos cosméticos da farmácia M&N; medição de pressão arterial e glicemia capilar, além de aconselhamentos de saúde e prevenção com a equipe da Escola de Enfermagem; avaliação nutricional, medida da altura, dos excessos de gordura abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC) pelo Instituto de Nutrição, bem como orientações rápidas para uma alimentação saudável.

Os participantes tiveram a oportunidade de ganhar uma sessão de Shiatsu para relaxamento e de Pilates para fortalecimento dos músculos e maior resistência física e mental. No Laboratório Itinerante de Pesquisa do Aprendizado com Modelos Vivos da PUC/RIO houve a distribuição de suco de luz do sol, uma mistura de grãos, verduras, leguminosas e raízes que detém excelentes propriedades antioxidantes. O suco não é vendido comercialmente, por isso foi ensinado ao público como prepará-lo.

Dentre as atividades da tarde, houve uma apresentação de tango da Oficina de Dança – CODEP/UFRJ e um desfile de modas da Feira Mix e das confecções petropolitanas com funcionárias da UFRJ e seus parentes.

Após o desfile com as roupas da Feira Mix, a Embelleze sorteou quites de beleza, uma das ganhadoras, Ana Paula Correa, 32 anos, disse ter adorado e aproveitado vários serviços da feira. “Na minha opinião, esse evento poderia ocorrer mais vezes, até porque a mulher merece ser homenageada todos os dias.” Ana brincou dizendo que após ter feito o teste de glicose, oferecido pela Escola de Enfermagem Ana Nery, massagem no estande de Shiatsu e Pilates, e ter cabelo cortado, no da Embelleze, ainda ia sair de lá com brindes.

Durante todo o evento procurou-se conciliar saúde e beleza de modo equilibrado e sem deixar de desempenhar um papel social. “O objetivo é alertar a mulher que se descuida da saúde e da beleza no seu dia-a-dia”, disse Luciana de Almeida Silveira, organizadora do evento