Mitos e verdades sobre a dengue

Na próxima quarta-feira, às 11 horas, Salão Azul, térreo do Prédio da Reitoria da UFRJ, no Fundão,será realizada a palestra "Mitos e Verdades sobre a Dengue", conforme convite abaixo.

Embora o tema possa parecer recorrente, a palestra/evento, proferida pelo professor Maulori Cabral, do Instituto de Microbiologia, promete sair do que habitualmente sabemos sobre a dengue e apresentar uma alternativa de controle bastante inusitada e que já gerou uma patente para a UFRJ: trata-se de uma "mosquitoreira", que permite capturar os mosquitos e interomper o ciclo de reprodução do vetor.

Só para se ter uma idéia, cada fêmea pode gerar até 300 outros mosquitos, ao longo de seu ciclo de vida. No municipio de Saquarema/RJ, escolas muncipais adotaram o uso dessa mosquitoeira, que pode ser facilmente produzida a partir de garrafas pet, e obtiveram uma significativa redução da infestação.

Essas e outras experiências serão demonstradas para o público, acompanhadas de dados e imagens sobre essa doença que em 2007, registrou no Brasil 536.519 casos . Destes, 1.273 sob a forma de dengue hemorrágica e 136 mortes. Um panorama que no Rio de Janeiro tendeu a piorar em 2008.

Mais informações: tel 2598-9608 ou imprensa@reitoria.ufrj.br