UFRJ reúne representantes da Cisco Academy em Conferência

A UFRJ realizou nesta sexta-feira, dia 07, o CACC (Center for Advanced Computing and Communication) – Conferência 2008, um evento que reúne representantes da empresa Cisco Academy e de outras organizações de diversas partes do mundo. A Cisco está instalada em 24 países da América Latina e tem diversos parceiros como ONGs, universidades e outras corporações.

Ricardo Santos, representante da empresa Cisco, iniciou a conferência abordando os principais objetivos, trabalhos e estatísticas referentes ao ambiente latino. A princípio, mostrou dados técnicos como população, percentual de usuários da internet, idiomas falados e investimentos feitos na educação para orientar os presentes sobre o local a ser descrito.

Durante a palestra, foram analisados gráficos sobre crescimento do PIB na América Latina. De acordo com os resultados, embora o Brasil e o México apresentem os PIBs mais elevados, o crescimento é mais expressivo na Argentina e na Venezuela, onde a produção de petróleo ocorre em larga escala. O Chile apresenta o maior PIB per capita.

Se referindo ainda sobre a economia, foi constatado que o Brasil apresenta a maior taxa de juros e o Paraguai a maior taxa de desemprego da região. Ocorre predominantemente nesses e em outros países que compõe o grupo, a presença de pequenas e médias empresas, que chegam a empregar até mil pessoas.

Foram discutidos os efeitos da internet sobre a produtividade da companhia. Cerca de 97.2% das empresas acreditam que trabalho em rede, através do uso da internet principalmente, aumentam a importância da organização pelos próximos anos. As prioridades de investimento são em segurança, equipamentos de rede e VOIP (telefonia em banda larga).

A Cisco oferece certificados CCNA (Certified Network Associate), CCNP (Cisco Certified Network Professional ), entre outros. A demanda por profissionais talentosos é alta, principalmente na Colômbia e Costa Rica e a Cisco oferece oportunidades àqueles que se interessam pela área. Os cursos disponibilizados são destinados a estudantes, profissionais das áreas de redes e telecomunicações e analistas de suporte que desejam ampliar sua capacitação ou reconhecimento oficial da sua qualificação.

Segundo pesquisas realizadas pela Empresa em janeiro deste ano, profissionais de telecomunicações, suporte técnico e programadores são as carreiras mais promissoras.

Ao final do evento, representantes de países como Chile, Colômbia, Venezuela e Costa Rica foram convidados a explicar o funcionamento da Cisco em cada área bem como de outras organizações como  a Fundação Progresso e Bradesco. “ Nós oferecemos o certificado CCNA da Cisco para quem é carente e tem interesse no curso.” – Explicou o representante da Fundação Bradesco.

A professora Cláudia Neumann, membro do Núcleo de Computação Eletrônica, representou o CATC (Centro de treinamento) no Brasil. Funcionando desde 2001, a Instituição oferece a estudantes e membros da comunidade, os cursos Cisco como complemento profissional. “O objetivo é a qualificação profissional técnica e administrativa”, – ressaltou.