Pesquisa aponta principal componente da poluição do ar

A mestranda Flavia Mazzoli da Rocha defende no dia 10 de março, às 8h, a dissertação “Comparação entre a toxicidade pulmonar de partículas de origem urbana e de queima de cana-de-açucar”. Com orientação da professora Débora Souza Faffe, o estudo é submetido ao programa de pós-graduação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF). A mestranda apresenta sua defesa no próprio instituto que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Bloco G, sala G1-022, na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

A tese compara a toxicidade das partículas produzidas pela queima de cana de açúcar e de partículas provenientes de tráfego. Esse material é o principal componente urbano da poluição do ar, um problema crítico dos grandes centros. Durante a pesquisa, camundongos BALB/c fêmeas inalaram a mesma massa de ambas as partículas estudadas, a fim de que fossem observados os efeitos pulmonares.

Os resultados mostram que quase todos os parâmetros da mecânica pulmonar aumentaram de forma semelhante após os testes de inalação de ambos os materiais. O estudo demonstra ainda que uma dose baixa de partículas ambientais, tanto produzidas por tráfego como por queima de biomassa, provoca alterações significativas nos pulmões dos camundongos e que a queima de biomassa produz partículas, no mínimo, tão tóxicas quanto aquelas que têm origem urbana.