Efeitos do ácido retinóico no tratamento de câncer na tireóide

A tese “Modulação da captação de iodeto e da expressão dos receptores de ácido retinóico (RAR e RXR) pela tireotrofina e pelo ácido retinóico em células tireóideas normais PCCL3”, é defendida pela mestranda Elaine Cristina Lima de Souza no dia 12 de março, às 10h. A pesquisa tem a orientação da doutora Denise Pires de Carvalho, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e a co-orientação do doutor Luiz Eurico Nasciutti, do departamento de Histologia e Embriologia da UFRJ. A defesa acontece no IBCCF, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Bloco G, sala G1-009, na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

A mestranda estudou os efeitos da ação do ácido retinóico no tratamento contra o câncer de tireóide, ainda pouco conhecidos. Células tireóideas receberam ácido retinóico na presença e na ausência do hormônio tireotrófico (TSH). O objetivo era avaliar os efeitos sobre o co-transportador sódio/iodeto (NIS) e, também, analisar a expressão e a localização dos receptores de ácido retinóico.

O estudo notou que o tratamento com ácido retinóico dificultou o transporte do co-transportador sódio/iodeto (NIS) para a membrana plasmática. Com isso, concluiu-se que o tratamento diminuiu a captação de iodeto, componente fundamental da biossíntese dos hormônios tireóideos.