Categorias
Memória

Ministro da Saúde visita HUCFF

No dia em que o HUCFF completou 30 anos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, visitou as dependências do hospital e participou da inauguração das novas salas e equipamentos do local.

   Veja aqui a matéria da WebTV sobre a vinda do ministro à UFRJ

No último dia 6 de março, data em que o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) completou 30 anos de existência, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, veio à universidade inaugurar novas salas do HU e celebrar a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, um deles único na rede pública do Rio de Janeiro.

O primeiro equipamento visitado pelo ministro foi o de ressonância magnética, mais moderno da rede pública no estado. Este novo aparelho diagnosticará cardiopatias, doenças neurológicas e do sistema ósseo, além de conseguir detectar tumores de apenas dois milímetros. O investimento total ficou em torno de 1,5 milhão de dólares, e o equipamento tem a capacidade de realizar cerca de 400 exames por mês.

Em seguida, Temporão subiu ao quarto andar para conhecer a expansão do serviço de Gastroenterologia. O setor também está recebendo novos equipamentos, como o gastrointestinal mentor, que simula e treina profissionais para a realização de endoscopia com princípio semelhante ao de um simulador de vôo, e o de eco-endoscopia, que, sem cirurgia ou processo invasivo, permite a investigação de doenças do pâncreas e órgãos adjacentes. Além disso, o setor conta agora com uma sala para tratamento com implante de células-tronco, alternativa ao tratamento das doenças inflamatórias intestinais. O serviço de gastro recebeu investimentos de mais de um milhão de reais e passa a ser o mais bem equipado do Rio de Janeiro.

O ministro também inaugurou, no quinto andar, a Unidade de Pesquisa Clínica (UPC), em que serão realizados testes para avaliar a eficácia de diferentes modalidades terapêuticas, através da aplicação das drogas em estudo e de placebo. A unidade também está coordenando, no Brasil, um estudo da Universidade de Harvard que avalia o uso do medicamento Lapatinib para evitar que o câncer de mama se espalhe a outras partes do corpo (metástase).

Os estudantes e o ministro

Ao final das inaugurações, teve início uma solenidade no Auditório Alice Rosa, que contou, principalmente, com a presença de estudantes das áreas da Saúde. Após a apresentação de um vídeo institucional, Alexandre Pinto Cardoso, diretor do HUCFF, iniciou seu discurso. Em uma quebra de protocolo, o médico passou a palavra a dois alunos, um representante do Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina e outro membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ambos fizeram críticas à estrutura do Hospital e à contradição entre a compra de equipamentos de última geração e a precariedade em serviços básicos, como os prestados no ambulatório. Além disso, também foi criticada a falta de verbas destinadas à Saúde e Educação.

Respondendo aos alunos, Alexandre afirmou que estas contradições “não devem esmorecer nossa trajetória, pois isso sempre existiu e por muito tempo vai existir. Estamos lutando para melhorar cada vez mais”. O diretor frisou também que o Hospital é mantido hoje quase que completamente pelo Ministério da Saúde, visto que são poucas as verbas do Ministério da Educação dedicadas ao HU. “Queremos e temos a visão crítica dos nossos estudantes, que nos ajudam a crescer. Isto é muito importante para o Hospital”, finaliza Alexandre, que em seguida passou a palavra ao ministro Temporão:

– É sempre uma alegria caminhar por este hospital, que foi tão importante na minha vida pessoal e profissional. Na época em que eu estudava, os tempos eram bem diferentes. Na época da ditadura militar, as salas eram trancadas nos intervalos, para que os estudantes não pudessem se reunir de forma mais privada. Em relação às contradições citadas pelos estudantes, digo que elas fazem parte não apenas daqui, mas da realidade de todo o Sistema Único de Saúde (SUS). Sem enfrentarmos um financiamento setorial, vamos continuar vivendo esta contradição. Digo também que nunca houve uma sintonia tão grande entre o Ministério da Saúde e o MEC, para não permitir que instituições de ensino de Medicina precárias continuem funcionando”, ressaltou.

Encerrando a cerimônia, o reitor Aloísio Teixeira fez seu discurso, elogiando a atuação crítica dos estudantes: “Todos queremos mais recursos, seja o ministro, o reitor, os diretores, os técnico-administrativos e os estudantes. Mas os estudantes apresentam uma característica peculiar. Eles introduzem a importância do ‘já’, do ‘imediato’. Para vocês, dez anos até uma conquista é tempo demais, pois não haverá tempo de a sua geração usufruir. É fundamental abrir espaço para esta discussão, para que conseguir aquilo que se quer”, finalizou o reitor.

Congresso e lançamento de livro marcam comemorações dos 30 anos do HU

A realização do I Congresso Científico Multidisciplinar e o lançamento do livro A saga de um sonho foram duas atividades realizadas na última quinta-feira, 6 de março, em comemoração pelos 30 anos do HUCFF.

Na abertura do encontro, Alexandre Cardoso, diretor do hospital, homenageou o patrono do HU, professor Clementino Fraga Filho, e apontou dificuldades e conquistas de sua gestão: “Teremos a oportunidade de incorporar à nossa infra-estrutura equipamentos e instalações que nos permitirão melhor cumprir a nossa missão. Vamos inaugurar um complexo importante. Um moderno equipamento de ressonância nuclear magnética (o primeiro da rede pública do RJ). Importante para a nossa atividade de investigação que possamos bem cumprir a nossa função de hospital terciário”, pontuou.

Nesses 30 anos muitas conquistas foram computadas. Na gestão atual, uma das últimas dá conta da reforma do ambulatório que comporta 123 salas de atendimento. O mobiliário foi trocado e computadores e condicionares de ar foram instalados.

No atendimento dos ambulatórios são registradas 25mil consultas/mês. Ano passado o hospital ultrapassou a marca de consultas ambulatoriais realizadas em todo o ano de 2006, atingindo mais de 20.900 atendimentos em suas 49 especialidades médicas. Entre os procedimentos de alta complexidade (transplantes de órgãos, terapias com células-tronco, cirurgia bariátrica entre outras), o número ultrapassou os 10 mil, resultado bem superior à meta de pouco mais de 7 mil.

Mas nem tudo é festa. Se por um lado o hospital conseguiu comprar um equipamento de alta precisão, por outro, não pode adquirir um Glivec a R$ 45,63 (comprimido para tratar pacientes com Leucemia Mielóide) devido a rubrica não ser a mesma. Segundo Alexandre Cardoso, apesar de o quadro vir melhorando a partir de 2004, ano em que o HU recebeu verbas de custeio do Ministério da Saúde, ainda há muito o que fazer: “Precisamos de mais recursos. Se nós não tivermos recursos reais fica difícil administrar. Não é que nós deixamos de fazer, mas fazemos com muita dificuldade. E as cobranças que temos são muitas”, ressalta o professor.

Desafios

Devido a sua grande competência o Hospital Clementino Fraga Filho recebe importantes incumbências; uma delas virá ainda esse ano. Segundo o secretário de Atenção à Saúde, doutor José Noronha, o Ministério da Saúde lança, no segundo semestre, o quadrilátero dos transplantes, com a participação do Hospital de Saracuruna, do Getúlio Vargas, do Hospital Geral de Bonsucesso e do HUCFF. “Esse é um desafio que estou trazendo para o Hospital Universitário. Vamos começar a articular a integração que já está em curso entre os colegiados dos hospitais federais do Rio de Janeiro para que se possa, de fato, devolver à Medicina carioca o destaque que ela merece e pelo qual essa Universidade está ansiosa. Essa será a modesta colaboração desses dois ex-alunos, o ministro José Gomes Temporão e eu”, compromoteu-se Noronha.

Outro desafio foi lançado pelo decano do CCS, professor Almir Valladares, que não esqueceu de exaltar a capacidade e competência dos profissionais do HUCFF antes de pedir seu apoio para vencer mais uma batalha. “Nosso grande desafio para o futuro é essa parte esquelética, não construída que nos ameaça aqui ao lado do hospital. Temos que resolver essa questão. Essa é a nossa luta do futuro e tenho certeza que temos condições de vencer; para isso contamos com a união e a ajuda de todos”.