">O lançamento de dois CDs marcará o aniversário de 200 anos da chegada da Família Real no Brasil, dia 8 de março, sábado, às 19h, na antiga Sé do Rio de Janeiro, a Capela Real de D. João VI (na Praça XV).

Escola de Música lança CDs no bicentenário da chegada da família real no Brasil

O lançamento de dois CDs marcará o aniversário de 200 anos da chegada da Família Real no Brasil, dia 08 de março, sábado, às 19h, na antiga Sé do Rio de Janeiro, a Capela Real de D. João VI (na Praça XV).

O primeiro foi gravado pelo Coro e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a direção do Maestro Ernani Aguiar. São duas obras do Padre José Maurício Nunes Garcia, mestre da Capela Real de D. João VI, considerado o mais importante compositor brasileiro do período “Joanino”.

As obras são Te Deum de 1809 e O Réquiem de 1816 – esta última, de acordo com André Cardoso, diretor da Escola de Música, foi encomendada por D. João VI para as cerimônias fúnebres de D. Maria I e tem especial importância para o Padre, que perde a mãe no mesmo dia da morte da rainha.

O segundo CD é dedicado à música popular da época, com modinhas e lundus cantados pela mezzo-soprano Luciana Costa e Silva e pelo barítono Marcelo Coutinho, sob a direção do cravista Marcelo Fagerlande, professor da Escola de Música da UFRJ.

No concerto, a Orquestra Sinfônica Brasileira apresentará a “Missa de N. S. da Conceição”, também de José Maurício Nunes Garcia. A obra, composta em 1810, marca uma mudança de estilo na obra do padre, que tenta adaptar sua linguagem musical ao gosto da nobreza recentemente chegada ao Rio de Janeiro, informa André Cardoso.

A obra será gravada ao vivo durante o concerto para o lançamento do terceiro CD da série que tem a direção geral do maestro Edino Krieger. O evento, que marca a reinauguração da igreja, contará com a presença do presidente Lula e do presidente Cavaco Silva, de Portugal. A programação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro oferecerá ainda 24 concertos itinerantes nas Lonas Culturais da cidade e na Sala Baden Powell.