Categorias
Memória

Pré-estréia de filme na semana de calouros da ECO

 Os calouros do curso de Comunicação Social assistiram, no dia 5 de março, a pré-estréia do filme “Fim da linha”, dirigido e produzido por Gustavo Steinberg. O evento foi organizado pelo Cinerama, um projeto da Escola de Comunicação(ECO/UFRJ).

O filme mostra de forma bem-humorada o poder que o dinheiro exerce na sociedade. Entre os personagens envolvidos estão: o político corrupto, o jornalista e sua esposa advogada, a motorista de táxi, a ladra surda-muda, um grupo de idosos e uma tribo indígena. A história se desenrola no centro da cidade de São Paulo.

Antes iniciar a exibição, foram jogadas notas falsas da janela do prédio do CFCH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) para imitar uma cena do filme.

Ao final do evento, houve um debate com a presença do diretor Gustavo Steinberg e do co-roteirista Guilherme Werneck. Eles responderam as dúvidas dos calouros sobre a produção do longa. O diretor afirmou que os personagens são mostrados de forma estereotipada, buscando através do exagero se aproximar ainda mais da realidade. Ele destacou a personagem surda-muda e suas tentativas frustradas, como matar e roubar, para ser notada pela sociedade.

O filme é formado por várias histórias: a dos sacos de dinheiro, a do bebê seqüestrado, a da chuva de dinheiro, a greve que os indígenas promovem para que a dança da chuva comece a ser paga, a do bilhete da loteria, a do apagão e um documentário sobre Charles Ponzi. O diretor disse que optou por uma estrutura mais aberta no início do filme para que no final houvesse um entrelaçamento entre elas.

Esse foi o primeiro filme que Gustavo Steinberg dirigiu. Afirmou que o orçamento foi obtido através de um edital público da Petrobrás, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O diretor falou sobre as dificuldades das filmagens que foram realizadas em seis semanas.

Gustavo enfatizou que, por apresentar uma linguagem mais fácil e situações engraçadas, o filme é entendido, e consequentemente provoca a reflexão nas pessoas.

O filme estréia na sexta-feira dia 07 de março e o diretor pediu para que todos que gostaram o divulgassem.