Aula Inaugural de Matemática desconstrói mito sobre Cálculo

O Instituto de Matemática iniciou o ano letivo nesta quarta-feira, dia 5, com uma aula inaugural sobre Calculo I. O professor Waldecir Bianchini deu as boas vindas aos novos alunos e abordou alguns dos principais problemas que os estudantes enfrentarão ao longo do período letivo.

– Essa primeira aula tem como objetivo desmistificar o tabu que se criou ao longo de vários anos em torno da disciplina de Cálculo, de que é impossível passar nela ou que é muito difícil. Essa é uma cadeira como qualquer outra. Para passar, é preciso estudar diariamente e não deixar para a véspera da prova. – informou Bianchini.

A disciplina de Calculo é uma das mais temidas pelos ingressantes da área de ciências exatas da Universidade. Ela é importante principalmente para a obtenção de respostas exatas de problemas como velocidade instantânea, comprimentos de arcos, retas tangentes, que já foram discutidas no Ensino médio, mas de forma aproximada.

No início do evento, o professor contou uma breve história sobre a Matemática. Foram as necessidades em se resolver problemas como taxas, impostos, volumes e áreas que levaram gregos, egípcios e babilônios a descobrirem algumas das equações matemáticas existentes hoje. No entanto, ela evoluiu muito lentamente. A partir do século XVII, Newton começou a desenvolver o cálculo, e é esse período até o século XVIII que é estudado na Graduação.

– Mesmo tendo se passado tantos séculos, ainda resolvemos os problemas clássicos da mesma maneira que as antigas civilizações. Usamos as mesmas equações e os mesmos métodos. – explicou o professor.

Waldecir Bianchini valorizou a importância em se estudar a Língua Portuguesa. “Vocês estão fazendo curso de Matemática, mas não podem deixar o Português de lado. O uso de palavras inadequadas pode levar a conceitos equivocados e soluções erradas.” – advertiu.

O professor fez uso de exemplos dinâmicos e computadorizados para fornecer uma visão mais detalhada dos problemas e se aproximar do universo dos alunos, que, na maioria, interagem cotidianamente com os computadores. Durante a aula, uma série de dúvidas foi lançada sobre os estudantes para que eles reflitam e busquem uma solução nos próximos meses, conforme forem interagindo com a disciplina.

O final do evento foi aberto para que os alunos esclarecessem suas dúvidas e falassem das suas expectativas com relação ao curso e à disciplina de cálculo I. A partir de sexta-feira, às dez horas, começam as aulas normais do Instituto de Matemática.