Categorias
Memória

Professora da UFRJ recebe prêmio internacional

A professora Alexandra Mello Schmidt do Instituto de Matemática da UFRJ, foi premiada com o El-Shaarawi Young Investigator Award de 2008, em reconhecimento pelo seu trabalho desenvolvido no Programa de pós-graduação em Estatística. O prêmio é oferecido pela The International Environmetrics Society (TIES), uma organização sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento e a utilização da estatística e outros métodos quantitativos nas ciências ambientais.

Com o término de seu doutorado em 2001, a professora se dedicou ao trabalho de capturar estatisticamente e de forma realista, a possível correlação existente entre observações próximas no tempo e no espaço. Há modelos para dados de poluição do ar, níveis de ozônio, entre outras coisas.

– Há ainda um interesse em investigar o efeito de variáveis climáticas, como volume de chuva, umidade relativa do ar, no risco relativo de dengue, – informou a professora.

Ela teve artigos publicados em alguns periódicos como Journal of the Royal Statistical Society Series B, Series C (Applied
Statistics), Environmetrics, Test, Canadian Journal of Statistics, entre
outros.

O prêmio inclui viagens, dinheiro, um ano de filiação no TIES e é concedido a jovens investigadores, com menos de 41 anos de idade, que tem contribuições notáveis para a Environmetrics.