Programa de Engenharia Química recepciona calouros

Foto: Agência UFRJ de Notícias

Professor José Carlos fala da importância da COPPE

O Programa de Engenharia Química (PEQ) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) deu as boas vindas aos novos alunos hoje, dia 3, com uma palestra que abordou, entre outros assuntos, sobre a origem da COPPE. O coordenador de Engenharia Química José Carlos solidificou a imagem de melhor curso de pós-graduação dessa área no Brasil. “Nosso lema é tradição e vanguarda. Essa instituição foi a responsável pela mudança no perfil do pesquisador. Ela fez do professor, um profissional da educação. É importante que vocês que estão começando agora, percebam esse espírito. Por outro lado, não estamos estagnados. Buscamos estar sempre a frente.” – contou o coordenador.

Ele convidou ainda os alunos a participarem de todas as atividades realizadas pela PEQ afim de que tenham a melhor formação possível. “Vocês são responsáveis pelos próximos 20 anos do Programa. Procurem sempre os professores,” – aconselhou.

O objetivo do curso é fornecer aos estudantes conhecimentos relativos à pesquisa, entre outros que não foram aprofundados durante a graduação. O mestrado serve principalmente para desenvolver as habilidades necessárias enquanto que o doutorado se preocupa mais em encontrar uma solução para um problema não resolvido. “Nossa função é levar vocês adiante!”, desejou o professor.

Os alunos, oriundos de diversas regiões brasileiras como Rio Grande do Norte, Porto Alegre, Minas Gerais, São Paulo, receberam ao final da palestra, um kit contendo bolsa, garrafa térmica, manual dos alunos, entre outras coisas.

O evento seguiu com as palestras “Perfil profissional do Engenheiro Químico” ministrada pelo professor Carlos Eduardo Calmanovici e “O papel da Engenharia Química na implantação de projetos da Petrobras” realizada pelo professor Marcos Assayag. Ambas falaram sobre a importância do curso de Engenharia química para empresas como Braskem e Petrobras. Após o meio-dia, ocorre uma reunião formal com os professores.