Após a apresentação dos projetos voltados a crianças e famílias carentes, a coordenadora de extensão do CCS, Diana Maul, mostrou aos novatos alguns projetos em andamento. Iniciou seu discurso explicando os objetivos gerais da coordenação de extensão: “Nosso trabalho é identificar, sistematizar e divulgar as atividades desenvolvidas no centro, construir critérios de acompanhamento e análise dos projetos e programas, estabelecer um sistema de indicadores para avaliação da extensão universitária, e construir e consolidar intercâmbios com as secretarias de estado e municipais de saúde, educação e ambiente do Rio de Janeiro”.
Em seguida, Diana comentou dois grandes projetos de extensão do centro: o “Saúde e Educação para a Cidadania” e a “Memória do Centro de Ciências da Saúde”. Os objetivos deste projeto são criar um maior estreitamento com os serviços de saúde e educação básica públicas; incentivo à criação de espaços de comunicação; promoção de uma consolidação de parcerias com municípios e organizações da sociedade civil na área de saúde, educação e ambiente; fortalecer a integração entre as unidades do CCS, assim como manter e construir relações com os demais centros da UFRJ; e discutir ações que viabilizem a captação de recursos para a extensão.
O “Memória do Centro de Ciências da Saúde” surgiu há 8 anos e pretende recuperar o enorme acervo histórico de todas as unidades do CCS. “Na década de 70, estes documentos foram armazenados de forma inadequada, e se mantiveram assim por quase 20 anos. Agora estamos reorganizando este material”, explica Diana.
Por último, o estudante Helder Vilela, presidente da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência, apresentou algumas atividades executadas pelo grupo. “Trabalhamos com prevenção e primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar, intra-hospitalar e reabilitaçã