Criado há três anos, o CPV/ Nova Iguaçu registrou, em 2008, o maior número de inscritos desde a sua instauração. Foram 2.800 candidatos interessados em preencher as 700 vagas que são distribuídas em 15 turmas e 4 escolas diferentes.
Para o coordenador do projeto, Ary Pimentel, a procura pelo curso evidencia uma mudança na mentalidade dos jovens da região: “Existe um número cada vez maior de pessoas que insere o curso universitário em seu horizonte de vida. Os números mostram que há uma enorme demanda reprimida na Baixada Fluminense”, avalia o professor.
Ao contrário dos anos anteriores, em que a faixa etária dos pretendentes às vagas girava em torno dos 28 anos, em 2008, a média de idade dos candidatos foi de 23. A queda refletiu a extinção dos bônus para alunos acima dos 30 anos e para pessoas que tenham interrompido os estudos há mais 60 meses.
A única bonificação mantida foi a que beneficiava os alunos oriundos de escolas públicas com 5 pontos. Por conta disso, cerca de 80% dos candidatos aprovados são provenientes do sistema público de Ensino. Todos os 700 alunos já foram cadastrados para a isenção da 1ª Fase de Qualificação do Exame da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Na próxima sexta-feira, os novos pré-vestibulandos assistirão à aula inaugural, que será ministrada por Jorge Luiz Barbosa, coordenador do Projeto Conexão de Saberes, às 19h, no Sesc de Nova Iguaçu.