As boasvindas aos novos alunos de Graduação do Instituto de Química

Instituto de Química recebe novos alunos de graduação e pós-graduação

O Instituto de Química iniciará nesta terça-feira, dia 4, o seu ano letivo e preparou uma programação extensa para recepcionar os novos calouros. A abertura dos trabalhos será às 9 horas, na sala 633, feita pela Profa. Cássia Curan Turci, diretora do Instituto, juntamente com a diretora-adjunta de Graduação e coordenadora do curso de Quimica, Profa. Lúcia Paiva.

Em seguida haverá a palestra, “D. Pedro II e a Química”, feita pelo Prof. Carlos Alberto L. Filgueiras, na qual serão abordados aspectos diversos do imperador nesta área ao longo dos seus 46 anos de reinado. Por exemplo, a revelação fotográfica, assunto que tanto D. Pedro II como sua filha, a princesa Isabel, eram profundos conhecedores – e a Biblioteca Nacional dispõe, hoje, de cerca de 30 mil fotografias, todas originais, executadas pelos dois. O Prof. Filgueiras repetirá a palestra novamente às 19 horas, nesta mesma data, para os alunos do curso de Licenciatura.

À tarde, ainda nesta terça, será a vez de “O IQ mostra a sua cara”, quando três jovens professores da PG – todos ex-alunos de Graduação do Instituto – falarão sobre a sua experiência, como alunos e como professores. São eles: Pierre Mothé Esteves, Henrique Marcelo Gualberto Pereira e Alexandre Braga da Rocha.

A recepção aos novos alunos do curso de Licenciatura em Química (noturno) ocorrerá às 18h30m, feita pelas Profas. Cássia e Iracema Takase, esta, coordenadora do curso de Licenciatura.

Na quinta, dia 6, logo pela manhã, a visita ao Pólo de Xistoquímica Prof. Cláudio Costa Neto, com a plantação de mudas de árvores. À tarde, também na sala 633, às 15 horas, o Prof. Ângelo da Cunha Pinto faz a palestra, “A Pós-Graduação em Química no Brasil: origem, atualidade e perspectivas”.

A programação detalhada das atividades já se encontra disponível na Página do Instituto de Química (http://www.iq.ufrj.br ).