UFRJ assina convênio com Museu de Arte Moderna

UFRJ e MAM firmam convênio que prevê a utilização das obras da Cinemateca do Museu para apoiar pedagogicamente o ensino básico.

Nesta quarta-feira (27/02), Aloísio Teixeira, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Hélio Portocarrero de Oliveira, diretor do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, assinaram um convênio de cooperação pedagógica e cultural entre as duas instituições.

O acordo prevê que a Faculdade de Educação (FE) e o Colégio de Aplicação (CAp/UFRJ) possam usufruir do acervo da Cinemateca do MAM, fazendo do material cinematográfico um grande aliado pedagógico no ensino básico.

Para Aloísio Teixeira, a importância do convênio se deve ao “desenvolvimento de conteúdos educacionais para o ensino básico através da utilização do acervo da Cinemateca do MAM. O objetivo é que, à medida que esse projeto se consolide, seja expandido para toda a rede pública de ensino”. Segundo o reitor, a assinatura do acordo simboliza a oficialização de uma iniciativa já desenvolvida informalmente com os alunos da educação infantil.

— Utilizando o cinema como um instrumento educacional, será possível também incutir nos estudantes o gosto por essa arte — finalizou o reitor.