700 novos alunos no Pré-vestibular de Nova Iguaçu

As aulas do Curso Pré-vestibular de Nova Iguaçu se iniciam na próxima quarta-feira (27). Este ano, o curso teve recorde de inscrições; cerca de 2.800 candidatos concorreram às 700 vagas disponibilizadas pelo projeto.

Na próxima quarta-feira (27), 700 novos alunos iniciarão as aulas no Curso Pré-vestibular de Nova Iguaçu (CPV/Nova Iguaçu), parceria entre a UFRJ e a Prefeitura desta cidade da Baixada Fluminense que busca incluir jovens de baixa renda no Ensino Superior do estado.

Criado há três anos, o CPV/ Nova Iguaçu registrou, em 2008, o maior número de inscritos desde a sua instauração. Foram 2.800 candidatos interessados em preencher as 700 vagas que são distribuídas em 15 turmas e 4 escolas diferentes.

Para o coordenador do projeto, Ary Pimentel, a procura pelo curso evidencia uma mudança na mentalidade dos jovens da região: “Existe um número cada vez maior de pessoas que insere o curso universitário em seu horizonte de vida. Os números mostram que há uma enorme demanda reprimida na Baixada Fluminense”, avalia o professor.

Ao contrário dos anos anteriores, em que a faixa etária dos pretendentes às vagas girava em torno dos 28 anos, em 2008, a média de idade dos candidatos foi de 23. A queda refletiu a extinção dos bônus para alunos acima dos 30 anos e para pessoas que tenham interrompido os estudos há mais 60 meses.

A única bonificação mantida foi a que beneficiava os alunos oriundos de escolas públicas com 5 pontos. Por conta disso, cerca de 80% dos candidatos aprovados são provenientes do sistema público de Ensino. Todos os 700 alunos já foram cadastrados para a isenção da 1ª Fase de Qualificação do Exame da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Na próxima sexta-feira, os novos pré-vestibulandos assistirão à aula inaugural, que será ministrada por Jorge Luiz Barbosa, coordenador do Projeto Conexão de Saberes, às 19h, no Sesc de Nova Iguaçu.