Alunos de universidade norte-americana visitam UFRJ

Membros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) realizaram hoje, dia 28, palestra na Escola Politécnica da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão. O evento contou com a participação do decano do Centro de Tecnologia professor Walter Suemitsu, Flavio Chedid, aluno de doutorado no IPPUR e membro da Soltec, Celso Alexandre Alver, pesquisador do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) e pós-graduando em mestrado pelo Programa de Engenharia de Produção, Ana Luisa Santos, formada pela UFRJ em Engenharia eletrônica e aluna de pós-graduação do MIT, e os graduandos da mesma Universidade, Chris Varenhorst, Valery Brobbey, Stephanie Chiang e Yi Wang.

Os estudantes da Universidade norte-americana fazem parte de uma turma que cursa a matéria D-Lab, durante a graduação. Esta cadeira visa desenvolver tecnologias apropriadas, ou seja, aplicar projetos de engenharia em vilas, tribos ou comunidades carentes, através de visita aos países em desenvolvimento, sobretudo em áreas rurais.

Suas atividades se estendem para vários locais do mundo, inclusive o Brasil. Entre elas a que foi realizada recentemente no Mato Grosso, em Bodoquena, com a colaboração da USP, MIT, Fundação Bradesco e a escola local.

Esse trabalho ocorreu em uma aldeia indígena. No estudo foram criados mapas educacionais a partir de informações sobre a região, pacotes contendo legos, lanternas e blocos para melhor equipar os professores e auxiliar no aprendizado dos estudantes.

Os membros dos Labs visitam os países com os quais têm parceria todos os anos, e neste em especial, estenderam sua visita ao Rio de Janeiro, para estudar possibilidades de projetos, em parceria com o Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ, e com o objetivo de também atuar em áreas urbanas.

A Soltec, criada em 2003, atua na área de Engenharia, e consiste em um núcleo interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Politécnica, que atua desenvolvendo projetos para geração de trabalho, renda ou que contribua para a promoção dos direitos humanos. Os alunos fazem parte como bolsistas, voluntários ou estagiários.

Hoje ainda, o grupo faz uma visita à Cidade de Deus, onde há um projeto desenvolvido pela Soltec, com objetivo de melhorar a vida na comunidade através da criação de oficinas de qualificação e que é de interesse da MIT colaborar. Os estudantes apresentam o protótipo de um portal a ser criado para todas as organizações do local, onde constará informações para contato, patrocinadores, tipos de atividades desenvolvidas na região, agenda da comunidade, entre outros.