Não gostar de Física é coisa do passado

Quando perguntamos para a maioria dos jovens, na faixa entre os 14 e 18 anos, qual a matéria que menos gostam de estudar, a resposta quase sempre costuma ser rápida e concisa: “Física”. Mas os tempos estão mudando e a antes temida e pouco apreciada matéria dá sinais de que conquista cada vez mais esses jovens, quebrando velhos preconceitos.

Uma prova disso é a crescente participação de estudantes na edição 2007 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), que também apresentou um aumento de 16% no número de premiados. Alunos e professores se unem em torno da Física, trabalham juntos em questões que muitas vezes fazem parte do cotidiano, o que desperta o interesse por esta e pelas demais Ciências.

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também teve um aumento de 100% no número de participantes, que englobam os alunos dos três anos do Ensino Médio e, pela primeira vez, os do último ano do Ensino Fundamental, residentes em todos os Estados do Brasil e no Distrito Federal. Se na OBF de 2006 eles contabilizavam 64.673 jovens estudantes dedicados às peripécias da Física, em 2007 este número saltou para 129.268 participantes no total.

Entre os meses de março e abril de 2008, os 614 alunos premiados no evento (84 a mais que na Olimpíada de 2006) irão receber suas medalhas de ouro, prata e bronze, além das menções honrosas, durante um evento que ocorrerá em cada estado brasileiro, cujas datas ainda não estão definidas. Aqueles que mais se destacaram na OBF de 2007, obtendo melhor classificação, farão parte da equipe que irá representar o Brasil em outros dois desafios: a Olimpíada Internacional de Física e a Olimpíada Ibero-americana de Física.