UFRJ recebe R$17,2 milhões para iniciar PRE

No último dia 28 de dezembro, o Ministério da Educação liberou R$ 17,2 milhões para a UFRJ iniciar o cumprimento das metas do Programa de Reestruturação e Expansão (PRE/UFRJ), que possui, entre outros objetivos, a expansão de vagas e o aumento no número de cursos de Graduação oferecidos pela universidade.

No último dia 28 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 250 milhões, destinados a despesas de capital (obras e equipamentos), para as 42 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) que aderiram ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O valor corresponde a 60% do total de recursos previstos no Programa para 2008. A UFRJ recebeu R$ 17,2 milhões que deverão ser empregados no cumprimento das metas presentes em seu Programa de Reestruturação e Expansão (PRE/UFRJ), aprovado no dia 18 de outubro pelo Conselho Universitário e em novembro pelo MEC.

A UFRJ foi a instituição do estado do Rio de Janeiro que recebeu o maior montante de verbas para a expansão. Além dela, foram contempladas a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), totalizando um investimento de R$ 34,6 milhões no estado.

Segundo os cálculos da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFRJ (PR-3), realizados no ano passado, as verbas para o cumprimento das metas do Reuni poderão atingir, até 2012, as quantias de R$ 115 milhões, para despesas de capital e de R$ 180 milhões incorporáveis ao orçamento de custeio da universidade, incluídas as despesas com pessoal. De acordo com a administração central da universidade, os recursos advindos do Reuni viabilizarão a contratação de docentes e de servidores técnico-administrativos e possibilitarão à UFRJ ampliar o número de vagas e de cursos de graduação, o que garantirá melhores condições para a expansão do acesso para diversos segmentos da sociedade.

No PRE/UFRJ, constam ainda propostas de implantação de ciclos básicos, de criação de cursos interdisciplinares envolvendo diferentes unidades e Centros e de reformas curriculares que diminuam a carga horária de disciplinas obrigatórias na Graduação. O PRE/UFRJ prevê também a diversificação das modalidades de Graduação, a validação de novos mecanismos de acesso à universidade e a ampliação das políticas de assistência estudantil.