Categorias
Memória

Lista de “pesquisadores de ponta” da Faperj tem 16 da UFRJ

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) disponibilizou esta semana para acesso online extensa relação com nomes de destaque na pesquisa fluminense. Os pesquisadores incluídos nas listagens – contemplados nos programas Cientistas do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado – aparecem classificados segundo suas respectivas áreas de atuação. Dos 31 pesquisadores contemplados na categoria Ciências da Saúde, 9 são da UFRJ, sendo 7 da Faculdade de Medicina. Já no programa Jovem Cientista do Nosso Estado, dos 15 pesquisadores contemplados, 7 são do quadro de docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Os contemplados nos dois programas totalizam 539 cientistas que a Faperj considera como "pesquisadores de ponta" no Estado. O objetivo é tornar disponível para empresas, agências especializadas na área de ciência e tecnologia, órgãos de governo, mídia e o grande público uma relação representativa da pesquisa de ponta realizada nos limites do Estado do Rio de Janeiro.

Dos pesquisadores de ponta do programa Cientistas do Nosso Estado, cinco são do Departamento de Clínica Médica (Nelson Spector, Afrânio Lineu Kritski, Mário Vaisman, Edson Rondinelli e José Roberto Lapa e Silva), um do Departamento de Pediatria (o atual diretor da Faculdade, Antonio José Ledo Alves da Cunha) e um da Medicina Preventiva (Carlos Eduardo Pedreira). Entre os contemplados no Jovem Cientista do Nosso Estado, quatro são do Departamento de Medicina Preventiva (Cláudia Medina Coeli, Guilherme Santoro Lopes, Roberto de Andrade Medronho e Ronir Raggio Luiz) e três do Departamento de Clínica Médica (Heitor Siffert Pereira de Souza, Marcus Barreto Conde e Mônica Roberto Gadelha).

O rigoroso processo de seleção exige dos pesquisadores produção científica ou tecnológica de alta qualidade, bem como reconhecida liderança nas respectivas áreas. Para acessar a relação, visite a página inicial da Faperj (www.faperj.br), passe o mouse em "Serviços" e, em seguida, clique nas abas "Relação dos Cientista do Nosso Estado" e "Relação Jovem Cientista do Nosso Estado".