Categorias
Memória

Conferência na UFRJ discute a utilização de Materiais Compósitos

Começou no dia 9 de dezembro a quarta edição da International Conference on Science and Technology of Composite Materials (COMAT), organizada pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa (COPPE / UFRJ) em parceria com a Universidade de Perugia e a Universidade de Mar del Plata. O evento aconteceu no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e teve no primeiro dia a apresentação musical regida por Ignez Perdigão, para dar boas vindas aos convidados. Nas atividades que vão até o dia 12 no Salão Pedro Calmon, estão incluídas apresentações de trabalhos e pesquisas sobre materiais compósitos.

Romildo Dias Toledo Filho, professor do Programa de Engenharia Civil da Coppe e coordenador do evento, explica sobre a funcionalidade do material: “Compósito é um tipo de material que apresenta uma grande versatilidade por ser resistente, leve e menos nocivo à natureza. É utilizada em larga escala na aviação, em materiais esportivos, construção civil e em aparatos militares. Muitas das pesquisas feitas com material compósito possuem uma preocupação ecológica, explorando então recursos que permitem diminuir consideravelmente o ciclo de decomposição, usando fibras agroindustriais, como celulose, cisal, juta, que no Brasil há grande disponibilidade, e de matrizes polimétricas naturais, ainda em estudo”, esclarece o coordenador.

Toledo conta ainda que a idéia da Conferência surgiu da  importância de estabelecer um encontro entre pesquisadores de diversos países, a princípio da América Latina e da União Européia, para comparar resultados obtidos de estudos com materiais compósitos e fomentar colaborações. “No primeiro encontro, reunimos universidades da Itália, Espanha, Suécia, Argentina, Chile e Brasil. Nessa conferência já aumentaram para 19 os países participantes, entre eles Estados Unidos, Canadá, Índia e tantos outros que não participavam do grupo inicial”, comemora o professor.

 A palestra de abertura, no dia 10 de dezembro, foi apresentada por William Avery, da Boeing Company, com o tema “Changing the face of Commercial Aviation: Boeing’s 787 Dreamliner”. Avery conta que o Boeing 787 será o primeiro avião comercial do mundo a utilizar materiais compósitos na composição metálica de sua estrutura. “Isso significa que será utilizado 20% a menos de combustível por passageiro em relação a um avião similar, menor emissão de carbono e menos barulho em aterrissagens e decolagens”, explica o especialista.

Em seguida, ocorreu a primeira sessão técnica da Conferência, com a apresentação de quatro pesquisas.

A primeira, de Jose Kenny, do European Center for Nanoestrutuctured Polymers, da Universidade de Perugia, na Itália, abordou o tema “Processing of CNT polymer matrix nanocomposites”. Kenny conta que “os nanotubos do carbono (CNTs) são enchimentos inovativos para materiais de nanocompósitos da matriz do polímero com comportamento mecânico melhorado e propriedades elétricas e térmicas do transporte”, explica o especialista, reforçando que foram mais de 15 anos de pesquisa focalizados nas rotas da síntese de tipos diferentes de industrialização dos CNTs.

A segunda pesquisa foi apresentada por Kristiina Oksman, da Niska Luleà University of Technology, na Suécia. A especialista falou sobre “Nanocomposites base on Renewable resources”, defendendo o desenvolvimento de pesquisas com bio-nanocompósitos como uma alternativa de recurso-renovável. “Os materiais derivados dos recursos naturais são estudados extensivamente em nossos dias e a preparação dos nanocompósitos baseados em biopolímeros tem ganhado atenção. Espera-se que este tipo de nanocompósitos abra novas áreas para medicina, infra-estrutura e aplicações eletrônicas”, afirma a especialista.

Em seguida, foram então apresentados os dois últimos trabalhos da manhã, por Analía Vazquez, da Universidade Mar del Plata e também coordenadora da Conferência, com a pesquisa “Processing and characterization of policaprolactone/clay nanocomposites”, e por fim Lídia Quinzani, da Universidad Nacional del Sur, com o tema “Effect of the type of montmorillonite on the morphology and the rheological behavior of polypropylene nanocomposites”, ambos sobre as propriedades e caracterização de nanocompósitos da argila.