CCMN finaliza o ano letivo com medalhas acadêmicas, premiações diversas e título de emerência

O Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCMN/UFRJ) realizou nesta quarta-feira (05), no Salão Nobre da Decania, uma tarde de homenagens, articulada em quatro cerimônias distintas. O motivo de tanta comemoração foi explicado por Ângela Rocha dos Santos, decana do CCMN: “marcamos o encerramento das atividades letivas do ano e prestamos reconhecimento às pessoas que, no dia-a-dia, nos ajudam a construir o futuro que queremos”.

Iniciando as homenagens, reunidos à mesa, os diretores dos institutos de Física (IF), Química (IQ), Matemática (IM), Geociências (IGEO) e do Observatório do Valongo (OV) e Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), anunciaram os docentes, técnico-administrativos e discentes de cada unidade que receberiam as medalhas de Destaque Acadêmico de 2007. O prêmio, instituído pelo Conselho do CCMN e oferecido a cada ano eletivo, “reconhece o esforço pró-ativo em benefício do espírito coletivo”, conforme afirmou a Mestre de Cerimônia.

Na Decania, os homenageados foram as pessoas da manutenção técnica, as quais, de acordo com Ângela, são imprescindíveis. “Grande parte da transformação do Centro e da manutenção das condições atuais é devida ao esforço, dedicação e competência do serviço de manutenção. Necessário ao nosso trabalho diário, nem sempre esse esforço é notado”.

Em seguida às medalhas, houve a entrega de diplomas aos cursos de graduação que receberam estrelas pela avaliação anual da Editora Abril, entre os quais contam os de Geografia, Matemática e Ciências da Computação, que receberam o conceito máximo: cinco estrelas.

Após a entrega dos diplomas, o norte-americano Bruce Cover, professor titular do IQ/UFRJ desde 1976, foi agraciado com o Prêmio Paulo Emydgio Freitas Barbosa, o qual valoriza a contribuição de docentes e funcionários ao ensino de graduação, assim como reconhece o trabalho de alunos que relevam a interdisciplinaridade das ciências naturais. Após ouvir o discurso que a diretora do IQ, Cássia Curan Turci, preparou para ele, Cover brincou: “esqueceram de dizer duas coisas: que virei brasileiro em 2002 e que sou torcedor do Bangu desde 1960”.

Encerrando o dia de homenagens, Nicim Zagury, professor titular aposentado do IF, recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ. O diretor do IF, Nelson de Castro Faria, justificou a condecoração feita ao colega pela “tradição em ensino e pesquisa, pelo empenho na formação de estudantes e pela presença constante quanto à publicação de trabalhos em importantes revistas internacionais que ele cultiva”.