Médicos fazem tributo a Noel Rosa

Que Vila Isabel é a grande musa inspiradora de Noel Rosa ninguém duvida. Mas achados da professora Diana Maul da Faculdade de Medicina podem fazer os apaixonados pela Urca pensar que a beleza do bairro, nos anos 30, também inspiraram o compositor. Diana Maul encontrou documento que provam o que até então era quase uma lenda: Noel Rosa foi aluno da Faculdade de Medicina. Diante desta descoberta, uma homenagem foi feita a Noel como parte das comemorações dos 200 anos da faculdade de Medicina.

Entre as diversas atividades culturais previstas para as festividades, na última quarta-feira (28), foi realizado o Medicina dá Samba: um tributo a Noel Rosa. Uma roda de samba foi montada no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura. Professores, alunos e ex-alunas da Faculdade de Medicina mostraram seu talento, tocando sucessos de Noel Rosa e outros compositores. O evento teve a presença de Noca da Portela que também deu canja.

O diretor da Medicina, Antônio José da Cunha, que agitou o salão com composições próprias, falou sobre o projeto Medicina Faz Arte, presente nos preparativos dos 200 anos. “Este projeto considera que a arte em geral possa ser utilizada como estratégia no processo de humanização da Medicina, no ensino e na pesquisa voltados para a saúde e na terapia individual ou de grupo.  O evento Medicina dá Samba se encaixa no eixo da humanização, que eu prefiro chamar de sensibilização”, explicou.

Antonio José da Cunha, contou que muitos dos professores da Faculdade de Medicina não tinham certeza se Noel Rosa tinha sido aluno da faculdade. Segundo ele, no início deste ano, quando se comemora 70 anos da morte de Noel, a professora da Medicina Diana Maul, responsável pela preservação do acervo histórico da faculdade, se deparou com a pasta de documentos de Noel Rosa. Onde foram achados até documentos pessoais originais, como a carteira de identidade. “Foi uma grande emoção termos tido acesso a essa documentação, inclusive à prova do vestibular feita por ele. Nesse momento resolvemos prestar um tributo a um dos mais célebres artistas que já passaram pela nossa Faculdade, o que permitiria inclusive contribuir para a concretização do movimento Medicina Faz Arte”, contou o diretor.

Para o diretor o evento foi um sucesso. “Foi uma noite inesquecível, extremamente agradável, alegre e prazerosa. As pessoas, músicos e platéia, estavam felizes e orgulhosos de nossas faculdade  e universidade e certamente de nosso ex-aluno que permanece vivo nas nossas emoções”, comentou Antonio José.

Além do tributo a Noel Rosa, outras atividades musicais estão previstas ao longo do ano de comemoração dos 200 anos da Faculdade de Medicina, que começou em 5 de novembro e se encerrará em dezembro de 2009. Haverá um concerto com o Maestro Isaac Karabtchevsky, além de uma série de eventos musicais que serão realizados no Fórum de Ciência e Cultura, semelhantes ao Medicina dá Samba. Todas as atividades já confirmadas, assim como outras informações sobre os eventos comemorativos podem ser encontrados no site dos 200 anos (www.medicina.ufrj.br/200anos).