Para responder a esta pergunta, o Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ) oferece a I Semana Matéria Condensada de Portas Abertas.
O evento teve início neste dia 5, com a palestra de José D´Albuquerque e Castro, professor do IF, que explicou aos participantes o que é a física da matéria condensada: “é o campo que estuda os materiais e os processos físicos que os envolvem”.
Como o nome sugere, este segmento da Física trabalha com a fase condensada da matéria, cujo sistema possui um grande número de constituintes (átomos, elétrons, etc) com interações fortes entre si. Os exemplos mais conhecidos são os sólidos e líquidos, havendo, também, os superfluidos e os supercondutores.
A Física da Matéria Condensada, além de ser o maior campo da Física contemporânea (tanto em escala quanto em diversidade), é a que possui maior impacto sobre a sociedade em termos de contribuição para o avanço científico e de desenvolvimento de tecnologias.
Ela pesquisa a Nanociência, através da qual é possível se manipular átomos e fabricar sistemas artificiais em escala atômica, e contribui para áreas como Química, medicina e eletrônica, ao fornecer ressonância magnética, materiais supercondutores e microscópios, por exemplo.
O evento acontece até sexta-feira, dia 9, com visita aos laboratórios do Instituto e palestras com professores especialistas sobre temas como “Transições de fase”, “Refrigeração Magnética”, “Nanotubos de Carbono” e “Supercondutividade”.
Para conferir a programação completa:
http://omnis.if.ufrj.br/~tclp/SemanaFIS.html