Tragédia na Universidade Federal do Mato Grosso

Pró-reitora, prefeito e professor da UFMT foram assassinados na madrugada desta quarta-feira (28).

A pró-reitora do Campus Universitário de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sorahia Miranda Lima, o prefeito do campus, Luís Mauro Pires Russo, e o professor do curso de zootecnia, Alessandro Luís Fraga, foram assassinados na madrugada de hoje (28). Segundo testemunhas, as vítimas foram surpreendidas por um atacante encapuzado por volta de meia noite e meia, em frente à casa de Sorahia Lima, no bairro Colina Verde, em Rondonópolis, quando retornavam de Cuiabá para onde tinham viajado a serviço.

Sorahia Miranda de Lima e Alessandro Luís Fraga morreram na hora.  Luís Mauro Russo foi transportado para o hospital mais próximo mas morreu no centro cirúrgico. Os corpos serão velados na capela do Cemitério Vila Aurora em Rondonópolis, a partir do final da manhã e serão sepultados à tarde. O corpo do Prof. Alessandro Fraga será trasladado para Catanduva (SP), sua cidade de origem.  Do campus de Cuiabá sairá uma van, às 10h, levando professores e funcionários para o sepultamento.

O reitor da UFMT, Paulo Speller, que se encontra em Sinop para a inauguração do novo campus dessa cidade, comentou que "lamenta profundamente o que ocorreu em Rondonópolis com três pessoas valorosas".  Speller afirmou que não pode fazer pronunciamentos enquanto a polícia não concluir suas investigações. Acrescentou que a reitoria envidará todos os esforços para que os crimes sejam solucionados e que a Polícia Federal também está investigando o caso. Esclareceu que, tão logo termine a solenidade de inauguração em Sinop, viajará para Rondonópolis.

Soraiha Miranda de Lima nasceu em 13 de fevereiro de 1966. Era professora do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais do Campus Universitário de Rondonópolis desde dezembro de 1989. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Fez e o Curso de Especialização em Alfabetização pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Era mestra em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos.  Em 2004, passou a desenvolver, também, as atividades docentes no Programa de Mestrado da UFMT, do Campus de Cuiabá. Além das atividades acadêmicas, foi coordenadora do curso de Pedagogia, diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Coordenou o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação naquela cidade e publicou, em 2006, o livro Ação e Reflexão no Trabalho Docente: Possibilidades e limites de um projeto de formação contínua na escola pela Editora da UFMT.

Alessandro Luis Fraga nasceu em 11 de julho de 1974 e ingressou na UFMT em maio de 2006. Era professor do curso de Zootecnia, lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Campus Universitário de Rondonópolis.

Luiz Mauro Pires Russo nasceu em 8 de fevereiro de 1963. Começou a trabalhar na UFMT em fevereiro de 1985, tendo sido lotado como  técnico administrativo no Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Campus de Rondonópolis. Exercia o cargo de Prefeito do Campus.