O Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação contava, inicialmente, com 47.003 inscritos. A Comissão de Vestibular previa que 46.701 estudantes comparecessem à segunda fase de provas, mas 5.967 alunos (12,78%) se ausentaram desta etapa.">O Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação contava, inicialmente, com 47.003 inscritos. A Comissão de Vestibular previa que 46.701 estudantes comparecessem à segunda fase de provas, mas 5.967 alunos (12,78%) se ausentaram desta etapa.">

Acontece a segunda fase do Vestibular 2008

Veja o vídeo desta matéria
Já está disponível o gabarito
das provas da segunda fase do Vestibular 2008 da UFRJ. Nessa etapa, 40.734 candidatos realizaram as três provas específicas correspondentes às carreiras escolhidas e continuam na disputa pelas 6.825 vagas oferecidas pela universidade.

Assim como no dia 11 de novembro, quando foram realizadas as provas da primeira fase do Vestibular 2008, a UFRJ disponibilizou ônibus gratuitos para o transporte de estudantes que realizaram o exame na Ilha do Fundão, com pontos de parada em Bonsucesso e na passarela da Linha Vermelha, em frente ao Hospital Universitário. Os portões fecharam às 9 horas, sem registro de problemas.

Na entrada dos estudantes, as digitais dos vestibulandos foram coletadas. Detectores de metais, que visavam à coibição do uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, MP3 players e relógios com mostradores digitais, foram instalados nos banheiros dos locais de prova.

Durante a primeira fase, 18 jovens foram desclassificados por portarem celulares. “Problemas existem, mas não houve nada grave em termos de aparelhos eletrônicos hoje”, garantiu Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, que percorreu salas onde estavam sendo ministradas as provas de Vestibular no prédio da Reitoria, na Ilha da Cidade Universitária, e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Aloísio Teixeira antecipou ainda a expectativa de novos cursos de Graduação para o próximo Concurso. De acordo com o reitor, a abertura dos cursos de Relações Internacionais, Gestão Pública e Desenvolvimento e Gastronomia será a novidade do Vestibular 2009. Além disso, existe a previsão de implantar os cursos de Engenharia e Medicina no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem).

Neste ano, os estudantes interessados poderão pedir revisão de até três provas. Nos anos anteriores, apenas duas provas podiam ser revisadas. Segundo a comissão do Vestibular da UFRJ, essa medida, combinada com os ajustes realizados a partir do Concurso passado nos critérios de indicação de discrepância de notas, aumentará ainda mais a confiabilidade da avaliação das provas.

Confira abaixo algumas datas importantes:

08 de janeiro: Divulgação das notas
09 de janeiro: Solicitação de vistas de notas
15 e 16 de janeiro: Pedido de revisão de provas
01 de fevereiro: Divulgação da lista de classificados
12 a 14 de fevereiro: Matrícula na UFRJ
20 de fevereiro: Resultado da primeira reclassificação
05 de março: Resultado da segunda reclassificação
14 de março: Resultado da terceira reclassificação

A divulgação de todos os resultados será realizada nos seguintes locais:

Prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN): Av. Athos da Silveira Ramos, nº 274, Ilha do Fundão.

Prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS): Largo de São Francisco de Paula, nº 1, Centro.

Prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH): Avenida Pasteur, nº 250, Praia Vermelha.

Site da Comissão do Vestibular: www.vestibular.ufrj.br

A Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ informou que promoverá duas reclassificações para o segundo semestre, cujas datas serão divulgadas, no mês de junho de 2008, no endereço eletrônico www.vestibular.ufrj.br.