I Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ

Acontece, nos dias 29 e 30 de novembro, o I Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ, organizado pelo projeto de pesquisa e extensão Cinema para Aprender e Desaprender, do Laboratório do Imaginário Social e Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (CINEAD-LISE-PPGE), em parceria com o Colégio de Aplicação da UFRJ e com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio).

Segundo os organizadores, o evento tem por objetivo aprofundar o diálogo entre o cinema e a educação criando múltiplos espaços para o debate, a crítica e a criação coletiva de professores e alunos. A proposta é abordar questões teóricas em relação às leituras da imagem, à produção de sentidos com a linguagem cinematográfica e à possibilidade de aprender com a experiência de ler, interpretar e fazer cinema.

O encontro começa às 8h, no Salão Moniz de Aragão, Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, que fica à Avenida Pasteur, nº 250, campus UFRJ da Praia Vermelha. Inscrições e mais informações pelos e-mails eventocinead@fe.ufrj.br e cinead@fe.ufrj.br, ou pelo telefone 9665-9113.

Confira a Programação:

8h às 8h45.
A ESCOLA FAZ CINEMA – CREDENCIAMENTO

8h45 às 9h30.
MESA DE ABERTURA
Renato José de Oliveira (FE-UFRJ), Ana Cavaliere (PPGE), Máximo Masson (EDF), Helena Ibiapina (FUJB), Celina Maria de Souza Costa (CAp), Maria Dias (FCC), Ivana Bentes (ECO)
Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor (CINEAD).

CORAL DO CAp UFRJ

Apresentação do Projeto CINEAD.
Equipe de coordenação:
Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor,Márcia Xavier,Fábio Garcez de Carvalho, Mario Fumanga, Jorge Mendes Soares e Adriana Fresquet.

11h30 às 12h15
Produção Audiovisual CINEMA EM CURSO
Núria Aidelman/Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.
Mediador: Adriana Fresquet (CINEAD)

13h30 às 14h10
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NAS ESCOLAS do RIO
– Apresentação da produção audiovisual
Fátima Vollu e Érika Rodrigues Simões (CAp – UFRJ)
Mediador: Geórgia Jordão (CINEAD)

14h10 às 14h50
Produção audiovisual Núcleo de Arte Grécia:
Prof. Luiz Cláudio Mota Lima.
Mediador: Carolina Real (CINEAD)

14h50 às 15h30
Produção audiovisual Escola EDEN:
Prof. Ricardo José de Barros Cavalcanti.
Mediador: Gustavo Sampaio (CINEAD)

CINEMA E EDUCAÇÃO no RIO:
Regina de Assis (MULTIRIO), Marialva Monteiro (CINEDUC), Felicia Krumholz (OFICINA CINE-ESCOLA).
MOSTRA GERAÇÃO – FESTIVAL DO RIO
Mediador: Verônica de Almeida Soares (CINEAD)

O CINEMA FAZ ESCOLA – LEITURAS DA IMAGEM
Uma leitura do currículum Hollywood:
Gustavo Fischman (Professor da Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Arizona, EUA).

10h15 às 12h15
APRENDER COM O CINEMA – A experiência de "Cinema em Curso”
Nùria Aidelman (Profa. da Universidade Pompeu Fabra, co-diretora do "Cinema em curs", organizado com o apoio dos Departamentos de Cultura e Educação da Generalitat de Catalunya, da Universitat Pompeu Fabra, da Filmoteca de Catalunya, do Cine Truffaut e da Cinémathèque Française).

13h30 às 15h30
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO CINEMA: A pertinência da leitura e produção audiovisual de crianças e adolescentes no Brasil.
Hernani Heffner (Curador e pesquisador da Cinemateca do MAM-Rio/ PUC-Rio)

15h30 às 16h30
HOMENAGEM AOS PESQUISADORES DO LISE:
Nyrma Souza Nunes de Azevedo (UFRJ),Francimar Duarte Arruda (UFF), Pedro Benjamin Carvalho Garcia (UPE), Nilma Figuereido de Almeida (UFRJ), Marsyl Bulkool Mettrau (USO).

LANÇAMENTO DO PRIMEIRO LIVRO DA COLEÇÃO CINEMA E EDUCAÇÃO:
IMAGENS DO DESAPRENDER
– Uma experiência de aprender com cinema. Co-edição da BOOKLINK – LISE UFRJ.
O livro reúne alguns trabalhos produzidos pelo Projeto de Pesquisa e Extensão CINEAD em 2007