4º Congresso de Extensão da UFRJ

A Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ realiza, entre os dias 26 a 28 de novembro, a partir das 8 horas, o 4º Congresso de Extensão da UFRJ, no Centro Cultural Horácio Macedo, localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – Cidade Universitária.

Veja o vídeo desta matéria

Durante o evento serão apresentados 378 trabalhos interdisciplinares de coordenadores e estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFRJ), distribuídos em diversas áreas temáticas: comunicação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, entre outras.

O congresso estreita os laços entre extensão, ensino e pesquisa, ratificando uma das diretrizes da PR-5. O compromisso da universidade com a escola pública e a democratização e universalização do acesso ao ensino superior são dois dos quatro temas a serem debatidos na mesa-redonda.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Laura Tavares, diversas experiências apresentadas no encontro já estão articuladas com disciplinas de graduação e as atividades dos estudantes já são contabilizadas como créditos curriculares, cumprindo mais uma diretriz da política de extensão que é a flexibilização curricular.

Um dos objetivos do evento é discutir possibilidades de parcerias e articulação com as agências de fomento e organizações da sociedade civil com vistas ao financiamento de programas de extensão que tenham impacto social nas comunidades onde são desenvolvidos. Além de propiciar um momento de discussão e reflexão acerca da extensão universitária e sua contribuição na formação cidadã dos estudantes de graduação

Os interessados em participar do congresso devem fazer a inscrição até às 12 horas, do dia 23 de novembro, através do site http://www.sr5.ufrj.br/congresso/index.html.