Seminário mostra estudos conjuntos entre Brasil e Bélgica

Foto: Agência UFRJ de Notícias

A professora  Marie-Paule Delplancke, da Universidade Livre
de Bruxelas, está dentre os pesquisadores belgas mais diretamente
envolvidos nos estudos conjuntos com a UFRJ".

Após a assinatura do convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Livre de Bruxelas – que ocorreu hoje (14/11) pela manhã no Salão Nobre do Centro de Tecnologia da UFRJ -,  professores e pesquisadores de ambas as instituições reuniram-se em um seminário no auditório da Escola Politécnica (Poli/UFRJ).

No evento, que ocorreu às 14h, foram apresentados os materiais de alta performance estudados pelas Universidades do Brasil e da Bélgica na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, tais como biomateriais, ligas de alumínio, aços, entre outros.

O convênio de cooperação entre as universidades existe desde 1988 no âmbito de órgãos de fomento à pesquisa (CGRI e Capes), focado na realização de teses de doutorado e no desenvolvimento de projetos científicos em parceria. O que houve hoje foi a formalização de tal convênio entre as instituições de ensino, que há quase 20 anos desenvolvem estudos conjuntos.