Cidade Viva é tema de aula no Jardim Botânico

O projeto Educação Urbana nas Escolas, realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, chega agora ao bairro do Jardim Botânico. No próximo dia 7 de novembro, o arquiteto Pedro Lessa, urbanista da prefeitura do Rio que coordena o projeto e é professor de História da Arquitetura na UFRJ, vai conduzir uma turma da Escola Municipal Shakespeare à “Cidade Viva”.

O projeto completará em 2008 três anos e já beneficiou 400 alunos do ensino fundamental de onze escolas municipais cariocas com uma educação diferenciada. São três objetivos do passeio: exercitar, numa caminhada, a urbanidade e a percepção espacial trabalhados em aula; estimular um olhar diferente, que valoriza o espaço público e edifícios que integram o patrimônio da cidade; convidar a criançada a novas atitudes que levem a uma convivência cidadã.

Passeios e descobertas

Nesta próxima terça-feira, os alunos da 4ª série da Escola Municipal Shakespeare, situada junto ao Hospital da Lagoa, no Jardim Botânico, realizarão o passeio de descoberta urbana e arquitetônica, nas ruas vizinhas à escola. Na caminhada, acompanhados de professores e observadores, os estudantes colocarão em prática os conceitos e ferramentas aprendidos nas aulas de Educação Urbana que tiveram de setembro para cá, tais como: cidadania (regras de convivência, valorização dos patrimônios natural e cultural e dos espaços públicos); percepção do espaço (sensibilização para os diferentes níveis de leitura do espaço e das construções); conhecimentos sobre construções (identificação dos componentes básicos das edificações); e habilidades específicas (apresentação de diferentes formas de observação, notação e desenho das construções e do espaço urbano).

Essa experiência pedagógica envolve a participação de alunos e professores e é fruto de parceria entre as Secretaria Municipais de Urbanismo e Educação. Ocorreu em escolas municipais de vários bairros do Rio, como Santa Teresa, Rio Comprido, São Cristóvão, Copacabana, Lagoa, Laranjeiras, Leblon e Gávea. Em oito dessas escolas, realizaram-se exposições reunindo a produção de desenho e texto das turmas beneficiadas. No próximo dia 21 de novembro, nova mostra ocorrerá para trazer ao público os esforços e realizações dos alunos da escola Shakespeare.

Inspirado nesse projeto, o município de Santo André, na grande São Paulo, decidiu lançar experiência semelhante e, para isto, convidou, para uma palestra, no último dia 26 de junho, o arquiteto Pedro Lessa. A experiência foi iniciada em agosto deste ano, e a prefeitura desse município, está anunciando os primeiros frutos do trabalho junto a seus alunos.