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A Educação Religiosa na rede estadual de Ensino do Rio de Janeiro

 Michelle Trindade Pedrosa, formada em Pedagogia pela UFRJ, apresentou o trabalho “A questão da religião na rede estadual do Rio de Janeiro – Um estudo empírico” durante a Jornada de Iniciação Científica, sob a orientação de Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha, mestre de sociologia da UFRJ. A pesquisa tem por objetivo acompanhar a aplicação do ensino religioso, a partir do acompanhamento da disciplina em duas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, uma localizada na Penha, bairro da Zona Norte, e a outra em Copacabana, bairro da Zona Sul.

De acordo com a Lei 3.459, do ano 2000, a disciplina de Educação Religiosa tem por objetivo confrontar a religiosidade, a fé, com os dogmas de cada religião, e não o doutrinamento de uma crença específica. Em ambas as escolas, esta não foi a aplicação encontrada. Segundo Michelle, a preocupação maior está em transmitir aos alunos valores para formar um bom cidadão, noções de ética, certo e errado, a não-violência, entre outros temas.

A autora do projeto ainda conta que as escolas analisadas não aborm temas imparciais e comuns a todas as religiões, privilegiando principalmente a doutrina católica. “Em uma das escolas, a professora dessa matéria exerce a fé católica. Ela trata no período da Páscoa, por exemplo, assuntos relacionados ao Cristianismo, levando para salas as figuras simbólicas dessa comemoração como a uva, o trigo; passa aos alunos a figura de Maria como exemplo de mulher, entre outros ensinos”, destaca Michelle. Além disso, a orientanda destaca que é observada a presença de aspectos religiosos, em uma das escolas, na disciplina de Ciências, com a discussão da criação Divina do homem e do universo. “Esses fatores levam, então, aos resultados preliminares da pesquisa, que apontam a existência de uma grande dificuldade das duas escolas colocarem em prática o Ensino Religioso do tipo confessional como previsto pela lei”, finaliza Michelle Trindade Pedrosa.

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