O trabalho de Renata Salviano de Mello, aluna do 8º período de Pedagogia da UFRJ, para a Jornada de Iniciação Científica, aborda o tema “A Cultura Escrita no Compasso da Cultura Digital – Limites e Possibilidades”, sob a orientação das professoras da UFRJ Sandra Amaral Barros Ferreira, Lúcia Helena Gazolis de Oliveira e Simone Alecastre Rodrigues.
A pesquisa consiste no levantamento de dados sobre a relação entre as crianças e o uso do computador, comparando o domínio de habilidades de leitura e escrita com o domínio de habilidades preliminares de "entrada", "busca" e "navegação" no ambiente digital, com o objetivo de averiguar se o primeiro aspecto exerce influência sobre o resultado das habilidades relacionadas à utilização da internet e vice-versa.
Segundo Renata, a metodologia aplicada na averiguação desses fatores é constituída pela aplicação de pré-testes, no qual é observado o uso do novo suporte pelas crianças e por meio de questionários, com os alunos e com os seus responsáveis, indagando sobre as condições utilização do computador e da internet (como, para que, onde, por quanto tempo se e quem é o usuário desta máquina). “O universo estudado constitui-se de pequenos grupos de alunos da Classe de alfabetização e do 3º ano do Ensino Fundamental (antiga 2ª série) do CAp – UFRJ, usuários e não usuários freqüentes do computador e da internet”, especifica a estudante.
Renata também esclarece sobre os tipos de sites acessados por essas crianças: “Uma das questões levantadas se referem aos sites preferidos pelos alunos. Entre essas páginas virtuais, verificamos que muitas não são construídas de maneira didática, sendo observada de forma nítida que foram feitas do mundo adulto para a criança, e não assumindo inteiramente o universo infantil. Por isso, uma das idéias do projeto Contexto-Ação, do qual esta pesquisa faz parte, é criar um site que seja elaborado por crianças, desde os textos até os mecanismos oferecidos por ele”, conta Renata Mello.
Veja outras matérias relacionadas à JIC 2007:
XXIX Jornada de Iniciação Científica é aberta oficialmente
Estudos celulares prometem novidades
Google e a sociedade do controle
Depressão: comparações clínicas, psíquicas e sócio-demográficas
A educação religiosa na rede estadual do ensino
Wikipédia e a produção coletiva de conhecimento
Os robôs ganham a cena
Alcoólicos anônimos e discursos de identificação
O aborto e as políticas de saúde pública
Brincar como tratamento da angústia
Pesquisa relaciona futebol e racismo no Brasil
Soluções para reabilitação
Jornada de conhecimento
JIC: produção acadêmica na internet
Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação
Como os movimentos sociais enxergam a juventude?
JIC: reciclando idéias
E com a palavra, o psicólogo
Desenvolvimento de tumor em pulmão e mama é um dos temas da Jornada
Jornada de Iniciação Científica: de onde vêm os spams?
Qualidade da alimentação e práticas de dieta para controle de pesos em adolescentes