Computação Avançada: inovação da UFRJ para 2008

Com foco nos atuais avanços tecnológicos relacionados à dinâmica ágil da informação digital, a Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli/UFRJ) oferece, em 2008, o MBA em Computação Avançada. O curso busca atender à crescente demanda do mercado por profissionais especializados nessa nova área de atuação, sobretudo com o advento da TV Digital.

A turma comportará o máximo de 45 alunos e o período de matrículas, que foi aberto em outubro de 2007, vai até março do ano que vem. O início das aulas está previsto para o dia 07 de abril de 2008.

O curso terá lugar no Rio Business Service (RBC), localizado na Rua do Carmo, n° 71, 2º andar, Centro – Rio de Janeiro. Dentre as disciplinas ministradas, estão: “Sistemas Web”, “Sistemas Avançados de Processamento – Distribuídos, Gridding, Paralelo e Multiagentes”, “Comunicação de Dados”, “Computação Gráfica e Visão Computacional”, “Jogos, Animação e Interatividade”, “TV Digital”, entre outras.

Mercado amplo e TV Digital
De acordo com Flávio Luis de Mello, professor adjunto do Departamento de Engenharia Eletrônica e de Computação (DEL/UFRJ) e um dos coordenadores do MBA, a moderna Ciência da Computação está associada, hoje, ao novo paradigma da informação dinâmica, resultado das novas tecnologias desenvolvidas na última década. Com isso, segundo ele, empresas de diversos segmentos exigem maior eficiência logística na transmissão, busca, acesso, e armazenamento da informação digital.

Há várias linhas de ação para o profissional que pretende atuar nessa nova área da Computação Avançada: “o gerente operacional e o gestor de Tecnologia da Informação poderão aplicar, na sua prática de gestão, por exemplo, conhecimentos melhor fundamentados para solucionar problemas relacionados aos sistemas de computação. O analista de sistemas, o desenvolvedor e o engenheiro ampliarão seus horizontes e sedimentarão um entendimento horizontal. Isto faz com que possam atuar em áreas que antes não faziam parte de seu domínio de conhecimento”, informa Flávio.

Segundo o professor, faltam profissionais executivos dotados de formação acadêmica sólida e de qualidade na nova área. Ele dá a dica: o profissional de hoje deve ser capaz de unir o conhecimento acadêmico aos principais avanços tecnológicos do mundo da computação avançada, com o objetivo de potencializar o domínio da tecnologia desta nova área, contribuindo, assim, para atender às exigências de evolução das empresas pertencentes aos diversos setores produtivos.

Com o surgimento de uma nova forma de transmissão da informação através da TV Digital, interativa, cuja inauguração oficial, no Brasil, está prevista para o dia 2 de dezembro de 2007, a necessidade de profissionais especializados em Computação Avançada se torna ainda maior.

– O MBA em Computação Avançada, de acordo com esta nova expectativa, possui uma disciplina específica para alinhar as habilidades dos alunos com a recente demanda oriunda da definição do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. Além disso, o docente escolhido para esta disciplina é um participante ativo do comitê responsável pela definição do padrão no Brasil, criando uma oportunidade única para os alunos -, conclui Flávio.

Os interessados podem obter maiores informações sobre o curso através do telefone 2562-8194 ou do e-mail flavioluis.mello@gmail.com .