Reabertura da biblioteca Pedro Calmon

Veja o vídeo desta matéria

A reabertura da biblioteca Pedro Calmon ocorreu nessa terça-feira, dia 23, às 18h, no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A cerimônia incluiu agradecimentos ao falecido Afonso Carlos Marques dos Santos, historiador e antigo coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), que doou uma coleção de aproximadamente 11 mil livros para a instituição.

O acervo, desde 2004, vem sendo catalogado e organizado por José Tavares, bibliotecário e coordenador da biblioteca, junto com sua equipe. Ele agradeceu a todos que colaboraram com o projeto, em especial a atual gestão de Beatriz Rezende no FCC e a Aloísio Teixeira, reitor da universidade, pelo apoio. Elogios também foram dedicados à Editora da UFRJ pelo trabalho em “A invenção do Brasil: ensaios de história e cultura”, última obra publicada de Afonso Carlos. O autor recebeu ainda, em sua homenagem, uma placa expressando a gratidão dos funcionários da biblioteca Pedro Calmon.

Aloísio considerou aquele um momento de festa, com a observação de que as bibliotecas da UFRJ, a cada gestão, vêm melhorando suas estruturas. José Tavares complementa que a equipe espera ver a biblioteca Pedro Calmon se consolidar novamente como um local de pesquisa para o corpo acadêmico.