XXIX JIC discute integração entre teoria e prática

A palestra Assessoria à Autogestão Integrando Pesquisa e Extensão Universitária, trabalho do aluno do 6º período de Engenharia de Produção Roy David Frankel, que foi apresentado por outro aluno do curso, já que o autor do trabalho estava em uma conferência, tratou majoritariamente da importância da união entre teoria e prática no ensino. No caso abordado, alunos de Engenharia de Produção através da Soltec ajudaram na criação de projetos de desenvolvimento para uma cooperativa: a Cooparj.

Cooperativa de Produção de Parafusos, a Cooparj, é proveniente de uma fábrica de parafusos falida que, como forma de pagamento aos funcionários, concedeu-lhes as máquinas. Sem um crescimento eficaz, em 2006, a cooperativa solicitou a ajuda da Soltec, Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ, para ajudá-los no desenvolvimento da fábrica.

Após algumas tentativas não muito bem sucedidas de melhoria da empresa, começou-se a elaboração de planos de negócios que pudessem propiciar o crescimento esperado, eliminando as estruturas hierárquicas informais (algo impróprio para uma cooperativa), colocando em prática as idéias formuladas e capacitando os cooperativados para o trabalho de gestão e de multiplicação da produção.

Para isso foram realizados diversos estudos, cabendo destacar um fato importante: eles eram realizados por alunos de engenharia de produção que estavam aprendendo a disciplina e ao mesmo tempo, como voluntários, aplicando-a na prática através de estudos voltados para o projeto. Teve-se, assim, um benefício mútuo já que se propiciou aos alunos uma inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, uma experiência bastante rica para eles e, ao mesmo tempo, a cooperativa foi ajudada.