Semana da FAU 2007: Subúrbios Cariocas

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo realizará a Semana da FAU 2007: Subúrbios Cariocas. O evento, aberto à comunidade acadêmica da UFRJ e de outras universidades, tem a intenção de fazer os participantes refletirem sobre a importância de um tema. Desta vez, o escolhido foi o subúrbio carioca devido a sua relevância cultural para a composição do cenário da cidade no sentido de pensar sua totalidade. Desta maneira, a discussão não será balizada apenas em aspectos arquitetônicos e urbanísticos mas também nas dimensões sociais e culturais dos bairros que formam os subúrbios do Rio.

Segundo o professor Cristóvão Duarte, diretor adjunto de extensão da FAU/UFRJ,  o subúrbio foi escolhido por ser um tema pouco discutido, além de ter pouca visibilidade, ao contrário do que acontece com a zona Sul e o Centro da cidade, por exemplo.

A Semana da FAU 2007, nas reflexões propostas em sua programação, pretende desestigmatizar o subúrbio, hoje visto de maneira excludente e depreciativa. “O subúrbio faz parte da cidade e, às vezes, parece que é invisível. É a cidade partida”, enfatiza Duarte.

Durante a programação os membros acadêmicos irão pensar sobre quatro questões principais em relação ao subúrbio: O que é? Onde fica? Como surgiu? Para onde vai? A abertura do evento contará com a aula musical Roda de samba “Subúrbios Cariocas” e uma maratona dos projetos do CAFAU. Nos outros dias de encontro os participantes contarão com as mesas-redondas “O Subúrbio em questão”, “Patrimônio cultural dos Subúrbios”, e com as palestras “Patrimônio cultural dos subúrbios”, “Subúrbios e periferia: a ferrovia na construção da Região Metropolitana do Rio de Janeiro”.

Confira a programação completa acessando www.fau.ufrj.br.