“Guerra e Paz no Mundo Antigo”

Na próxima quinta-feira, dia 18, o livro "Guerra e Paz no Mundo Antigo" será lançado às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.O livro Guerra e Paz no Mundo Antigo é organizado por Fábio Vergara Cerqueira (UFPEL), Ana Tereza Marques Gonçalves (UFGO), Anderson Zalewski Vargas (UFRGS), Glaydson José da Silva (UEL) e Chimene Kuhn Nobre (LEPAARQ/UFPEL).

A obra resulta de uma edição conjunta do LEPAARQ/UFPEL e Instituto de Memória e Patrimônio – IMP, sendo uma promoção do GT Nacional de História Antiga da Associação Nacional de História (ANPUH).

Após realização de pré-lançamento durante o I Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB), realizado em Florianópolis no dia 02 do corrente mês, os arqueólogos Fábio Vergara Cerqueira, diretor do ICH e coordenador do LEPAARQ, e Chimene Kuhn Nobre, pesquisadora associada ao LEPAARQ, foram convidados para participar do I Seminário Internacional do Jesus Histórico, promovido pela UFRJ, para fazer o lançamento nacional do livro.

A obra conta com a colaboração de pesquisadores de várias universidades brasileiras, procurando abordar o tema sob enfoques variados, propiciando ao leitor o contato com a renovação do conhecimento sobre este assunto, tradicional à historiografia antiga e moderna. Para tanto, elaborou-se um compêndio de estudos sustentados sobre uma grande variedade de testemunhos escritos (literários), materiais arqueológicos) e visuais (iconográficos).

A unidade da obra poderá ser alcançada, pelo leitor, no somatório de análises pontuais marcadas pela diversidade temática: batalhas, abastecimento, música, teoria militar, numismática, iconografia, banquetes, mosaicos, comunicação à distância, subornos, articulações políticas, império, representações imaginárias da guerra e da paz, historiografia moderna, etc. A obra preocupa-se em registrar os fenômenos da guerra e da paz em um espectro geográfico abrangente, incluindo China, Egito, Mesopotâmica, Grécia e Mundo romano.

O livro traz ao leitor um retrato do dinamismo da pesquisa história realizada no país sobre o Mundo Antigo: a Antigüidade vista com olhos brasileiros.