Sarau latino-americano rememora Che Guevara

Che Guevara foi homenageado em sarau latino-americano realizado por estudantes da Escola de Serviço Social (ESS), na última segunda-feira (8), quando completaram 40 anos de sua captura. Morto em 9 de outubro de 1967, Che, como é carinhosamente chamado, foi o protagonista das atividades que envolveram o sarau, organizado pelo Centro Acadêmico (CA), pela representação estudantil da pós-graduação e pelo Grupo de Estudos da América Latina (GEAL).

O salão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas apresentava, ao seu redor, fotos da América Latina, tiradas durante viagem de Javier Blank, integrante do GEAL. A primeira atividade do evento foi a exibição do documentário Ernesto Che Guevara: homem, companheiro, amigo, 1996, de Roberto Massaria. Após a exibição bibliográfica, um debate foi realizado. No final da tarde, o sarau começou. Músicos argentinos e uruguaios, sendo alguns estudantes da UFRJ, trouxeram a América Latina para a Praia Vermelha com muito canto e batuque. Músicas argentinas, brasileiras, chilenas, cubanas, peruanas, uruguaias e venezuelanas embalaram o sarau que contou também com poesia até o fim da noite.

Segundo Elaine Moreira, integrante da representação estudantil da pós-graduação da ESS, o momento para promover um sarau latino-americano era propício. Nesta semana, a captura e a execução de Che Guevara completam 40 anos. “O objetivo do sarau é celebrar o legado de luta que Che deixou para nós, jovens. Ele foi um homem revolucionário, um lutador, e sua história precisa ser lembrada”, contou Elaine.
Kátia Marro, membro do GEAL, acredita que datas importantes da América Latina devem ser aproveitadas para trazer a memória do revolucionário. “A cultura pode ser utilizada como instrumento de transformação. Precisamos nos apropriar do espaço universitário para esse tipo de ação não só através do estudo, mas através da cultura”, disse Kátia, que avalia positivamente a abordagem dada ao evento, com filme, fotos, poesia e muita música.

Para Juliana Ladeira do CA da ESS, não somente o evento foi produtivo, como a parceria entre o CA, o GEAL e a pós. “No Centro Acadêmico, sempre nos empenhamos em programas culturais, como na semana de calouros. Como a pós tem muitos alunos de toda a América Latina, tivemos a idéia de nos unirmos para promover o sarau”, falou. Segundo ela, a articulação do tripé foi positiva, pois uniu os estudantes da escola que pretendem fazer deste evento o primeiro de muitos que virão