Os robôs ganham a cena

A Jornada de Iniciação Cientifica, Artística e Cultural (JIC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriu sua edição de 2007 com muita inovação. No Centro de Tecnologia (CT), alunos apresentam propostas de desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias diversas, como a de otimização da alimentação de um robô responsável por fazer inspeções em dutos de gás e petróleo.

Este projeto, intitulado “Sistema de Alimentação Remota de Robô”, foi desenvolvido por Thiago Machado Monteiro, aluno do 8o período de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli/UFRJ), com o objetivo de adequar o sistema de fornecimento de energia às particularidades do robô, como seu tamanho reduzido (por ter que passar por um duto pequeno).

– Tínhamos problemas com alguns equipamentos internos: os transformadores eram grandes e o robô não conseguia carregar, e os inversores provocavam aquecimento excessivo dentro do duto, gerando perda de potência e oferecendo risco de explosões – , explica o estudante.

Para adequar as dimensões dos equipamentos internos à máxima otimização do sistema, Thiago fez estudos analíticos à base de chaveamento à tensão nula, ou seja, ele operou o inversor (chave onde passa ou não corrente) para gerar uma tensão zero. “Mexemos para não haver potência dissipada, perda de energia por calor, aquecimento, faísca ou possibilidade de explosões”.

Ainda relacionado a robôs, outra apresentação durante a JIC foi a dos alunos Carlos Fragni e Benito Monteiro Filho, da Escola Politécnica. Na companhia do robô conhecido por Sapien, eles mostraram seu projeto e entusiasmaram os participantes da Jornada.

Com o tema “Controle de Robô Bípede Através de Processamento de Imagem com Interface Via Internet”, o trabalho de Carlos e Benito visa ao controle do robô para realização de tarefas de alto nível (como pegar coisas), através de comandos pela tela do computador.

O projeto utiliza os recursos da webcan, um servidor de rede e um circuito infra-vermelho, através do qual a imagem é processada por cores, permitindo o reconhecimento do sistema, a localização do robô e do objeto e a orientação do autônomo.

Veja outras matérias relacionadas à JIC 2007:
XXIX Jornada de Iniciação Científica é aberta oficialmente
Estudos celulares prometem novidades
A cultura escrita no compasso da cultura digital
Google e a sociedade do controle
Depressão: comparações clínicas, psíquicas e sócio-demográficas
A educação religiosa na rede estadual do ensino
Wikipédia e a produção coletiva de conhecimento
Alcoólicos anônimos e discursos de identificação
O aborto e as políticas de saúde pública
Brincar como tratamento da angústia
Pesquisa relaciona futebol e racismo no Brasil
Soluções para reabilitação
Jornada de conhecimento
JIC: produção acadêmica na internet

Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação
Como os movimentos sociais enxergam a juventude?
JIC: reciclando idéias
E com a palavra, o psicólogo
Desenvolvimento de tumor em pulmão e mama é um dos temas da Jornada
Jornada de Iniciação Científica: de onde vêm os spams?
Qualidade da alimentação e práticas de dieta para controle de pesos em adolescentes