JIC: reciclando idéias

A crescente preocupação com o meio ambiente faz surgir cada vez mais tecnologias de reciclagem de materiais. Inseridas nesse contexto, três alunas do curso de Engenharia Química da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ) apresentaram na Jornada de Iniciação Científica Artística e Cultural de 2007 (JIC), trabalhos relacionados ao reaproveitamento de embalagens com óleo residual

Com o título “Obtenção de Compósitos a partir de Embalagens Pós Consumo de Óleo Lubrificante”, Laís Gomes, aluna do 8º período, pesquisa técnicas de remoção de óleo das garrafas plásticas, para facilitação de seu reaproveitamento.

– A idéia do projeto é pegar os frascos de óleo lubrificante e desenvolver uma formulação para obter madeira plástica –, afirma. Isso é possível através da utilização de um mineral denominado vermiculita, o qual pode interagir com as propriedades mecânicas do plástico e absorver óleo que restou.

Este mineral, no entanto, deve ser trabalhado, por causa da incompatibilidade de suas propriedades com as dos materiais com os quais vai interagir, como explica Laís: “a carga da vermiculita é polar e o polímero e o óleo são apolares; a mistura não fica homogênea”.

Quem trabalha na modificação da vermiculita para que ela fique apolar é Flávia da Silveira, do 9º período. Seu projeto “Esfoliação da Vermiculita com Sal de Amônio Quaternário” trata o mineral formado por finas lâminas superpostas, de forma que suas camadas se expandam e possam gerar trocas de íons.

– A vermiculita é uma argila, um mineral, formado por várias camadas. A uma temperatura de aproximadamente 1000 graus centígrados, aumentamos o espaço entre as camadas, o que faz com que a vermiculita tenha capacidade de troca de cátions – , explica a estudante.

Além das interações químicas, a lavagem das embalagens – que vêm dos postos com muito óleo – é um processo mais primário que pode ser utilizado para diminuir os resíduos nas garrafas plásticas. Quem apresenta esta possibilidade é Daniela da Silva, do 8º período.

Com o trabalho “Utilização de uma Linha de Lavagem para Remoção de Óleo Lubrificante de Embalagens Pós-consumidas”, o projeto de Daniela passa pela metodologia de escoamento do excesso de óleo das garrafas, que são moídas e colocadas na linha de lavagem.

O aparelho de lavagem utilizado funciona com água pura e não com detergente – o que traria melhores resultados, mas geraria efluentes. O estudo para remoção do resíduo otimiza o sistema de reciclagem ao minimizar possíveis modificações no processamento.

As três alunas fazem parte do Grupo de Reciclagem do Instituto de Macromoléculas UFRJ (IMA), que é coordenado por Elen Vasquez Pacheco.

Veja outras matérias relacionadas à JIC 2007:
XXIX Jornada de Iniciação Científica é aberta oficialmente
Estudos celulares prometem novidades
A cultura escrita no compasso da cultura digital
Google e a sociedade do controle
Depressão: comparações clínicas, psíquicas e sócio-demográficas
A educação religiosa na rede estadual do ensino
Wikipédia e a produção coletiva de conhecimento
Os robôs ganham a cena
Alcoólicos anônimos e discursos de identificação
O aborto e as políticas de saúde pública
Brincar como tratamento da angústia
Pesquisa relaciona futebol e racismo no Brasil
Soluções para reabilitação
Jornada de conhecimento
JIC: produção acadêmica na internet

Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação
Como os movimentos sociais enxergam a juventude?
E com a palavra, o psicólogo
Desenvolvimento de tumor em pulmão e mama é um dos temas da Jornada
Jornada de Iniciação Científica: de onde vêm os spams?
Qualidade da alimentação e práticas de dieta para controle de pesos em adolescentes