JIC: produção acadêmica na Internet

Em pelo menos duas sessões da XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural realizadas na última quarta-feira (10/10), os alunos da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) e da Faculdade de Arquitetura (FAU/UFRJ) demonstraram estar em sintonia com o mundo digital: os estudantes vêem como uma grande necessidade a divulgação do conhecimento produzido na universidade também na Internet.

Na EBA, Brenda Loiacono e Paula Wotzasek mostraram “Estudos dos Sistemas de Figuração — O cenário e o figurino em Roque Santeiro”. As alunas escolheram a novela exibida nos anos 80 como estudo de caso para desenvolver estudos sobre os sistemas de figuração, ou seja, cenários e figurinos que ajudam a compor uma obra de ficção. Brenda e Paula disseram que “a primeira fase do trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória combinada a uma investigação focalizada. Fizemos um grande levantamento bibliográfico, coletamos material audiovisual, assistimos a capítulos de Roque Santeiro e entrevistamos Raul Travassos, cenógrafo da novela”. As estudantes querem disponibilizar os resultados da pesquisa para outros figurinistas e cenógrafos, e para isso foi proposto, como um desdobramento do trabalho, a criação do banco de dados do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Artes Cênicas (NEPAC/UFRJ).

Daniella Freitas de Lima, aluna de Artes Cênicas com habilitação em Indumentária, e Vitor Tovar, aluno de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto,  apresentaram o trabalho “Criação do site de Indumentária”, com o objetivo de facilitar o acesso à informação. Segundo os estudantes, “o projeto surgiu como necessidade da existência de um site que servisse como suporte para os alunos, além de ser um cartão de visitas para o curso”. Daniella e Vitor querem ainda criar um site para o curso de Cenografia, e o blog e a versão em inglês do site do NEPAC.

Na FAU, Alexandre Melcíades, Aline Rita Laureano e Aline Fayer apresentaram dois trabalhos. Para realizar o primeiro, intitulado “Observação Incorporada na Rua do Lavradio e em Recortes do Corredor Cultural: Saara e Praça XV”, os alunos entrevistaram trabalhadores, visitantes e moradores do Centro do Rio de Janeiro para entender como o observador interage com o ambiente. “Abordávamos as pessoas e pedíamos para que elas desenhassem mapas mentais, ou seja, qual a visão que elas tinham de determinado lugar”, explicaram os estudantes aos presentes.

Logo em seguida, os três mostraram o segundo projeto. “Portal do ProLUGAR e Blog do GT-APO/ANTAQ” propõe a divulgação na Internet de pesquisas, teses e artigos acadêmicos na área de Arquitetura, através de uma biblioteca virtual. Para os alunos, “a digitalização dos arquivos possibilitaria que qualquer pessoa os acessasse, além de reduzir custos de publicação e permitir a troca de informação e discussões on-line sobre o conhecimento produzido na universidade”.

Veja outras matérias relacionadas à JIC 2007:
XXIX Jornada de Iniciação Científica é aberta oficialmente
Estudos celulares prometem novidades
A cultura escrita no compasso da cultura digital
Google e a sociedade do controle
Depressão: comparações clínicas, psíquicas e sócio-demográficas
A educação religiosa na rede estadual do ensino
Wikipédia e a produção coletiva de conhecimento
Os robôs ganham a cena
Alcoólicos anônimos e discursos de identificação
O aborto e as políticas de saúde pública
Brincar como tratamento da angústia
Pesquisa relaciona futebol e racismo no Brasil
Soluções para reabilitação
Jornada de conhecimento
Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação
Como os movimentos sociais enxergam a juventude?
JIC: reciclando idéias
E com a palavra, o psicólogo
Desenvolvimento de tumor em pulmão e mama é um dos temas da Jornada
Jornada de Iniciação Científica: de onde vêm os spams?
Qualidade da alimentação e práticas de dieta para controle de pesos em adolescentes