Feira de estágios do CT: Como se preparar para o mercado

Em seu primeiro dia, a Feira de Estágios e Empregos do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CT-UFRJ), organizada pela Decania do CT, deu início às palestras destinadas aos visitantes do evento. A feira, cujo tema é “Novas Pessoas, novos desafios, novos talentos”, ocorre até esta quinta-feira, dia 11, das 10h às 17h, no hall de entrada do prédio do CT.

Uma das palestras do dia foi ministrada por Leandro Galdino, administrador do Núcleo Técnico de Estágio do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), no foyer do auditório do CT. Ele ofereceu um panorama sobre o mercado de trabalho e empregabilidade (conjunto de fatores que garantem a permanência de um profissional no mercado), além de esclarecer aos estudantes o que é o estágio, bem como o que diz a legislação desta atividade.

– O estágio é um conjunto de atividades de caráter técnico, social e cultural, onde o estudante pode aplicar conhecimentos teóricos, conhecer a futura profissão, bem como enriquecer seu currículo -, afirmou Leandro.

Segundo ele, dentre as oportunidades de estágios que passam pelo CIEE, 57% exigem o conhecimento de algum idioma estrangeiro e 94% também têm como pré-requisito fundamental o conhecimento de informática.
Leandro também deu dicas sobre qual a melhor maneira de elaborar um currículo, como se comportar em processos seletivos de estágios e empregos, bem como qual o perfil do profissional que as empresas valorizam hoje: “É preciso ter um diferencial, pois o mercado é inconstante, exigente e competitivo”.

De acordo com o palestrante, o profissional valorizado é aquele que age de forma ética, pensa em conjunto com o grupo, busca o capital intelectual (sempre atualizado), possui uma rede de contatos, é criativo e pró-ativo, entre outras características. “Basta pensarmos na seguinte fórmula: conhecimento + habilidade + atitude = competência”, resumiu Leandro.