Um oceano na UFRJ

No último dia de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o maior tanque oceânico do mundo, onde são testadas e desenvolvidas tecnologias para ensaios de atividades de exploração e produção de petróleo e gás offshore.

Inaugurado em 2003, o Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) do Programa de Pós Graduação em Engenharia da UFRJ (Coppe/UFRJ) possui um sistema de geração de ondas multidirecionais que simulam fenômenos naturais, com a precisão das características do mar.

Com 23 milhões de metros cúbicos (o equivalente a um prédio de oito andares), o maior tanque do mundo ainda prevê a instalação de um sistema de correnteza e de um sistema de geração de vento, que devem ser inaugurados no próximo ano.

Para Edílson José Dutra, cirurgião dentista que veio acompanhar o filho durante a visita à Semana, o LabOceano representa mais do que economia de recursos para as empresas (principalmente a Petrobrás) e para o país:

“O tanque nos dá orgulho, porque o Brasil confirma que tem potencial para desenvolver tecnologia, ao contrário do que muitos países julgam. Estamos no caminho certo; devemos deixar de ser reféns de tecnologia importada”, conclui.

Os interessados em conhecer o LabOceano podem entrar em contato com visitas@peno.coppe.ufrj.br ou através do telefone (21) 3867-6768 (ramais 241 ou 202) para agendar uma visita, que acontece em todo primeira segunda-feira do mês.

Veja outras matérias relacionadas à Semana de C & T:
Logo do Projeto Recicla CT é escolhida na Semana de C & T
Oficina de Dança faz o público soltar o corpo
Instalações permitem interação do público com a natureza
Oficina do biscoito: aprendendo e se deliciando
Oficinas exploram cultura nacional
Educação Física diverte crianças com atletismo
Animação e Produção de Vídeo Científico-Educativo na Semana de Ciência
Semana da Ciência ensina técnicas de hialotecnia
Projeto de biologia marinha na Semana da Ciência e Tecnologia
Escalando e aprendendo