Cuidar de Si na Perspectiva do Trabalhador de Enfermagem

No último dia 5 de outubro, a Escola de Enfermagem Anna Nery promoveu o evento “Cuidar de Si na Perspectiva do Trabalhador de Enfermagem”. A proposta da discussão é consolidar formas do profissional desta área cuidar não apenas do outro – já que esta é a essência do trabalho em Enfermagem -, mas principalmente de si. A professora Maria Ribeiro Lacerda, coordenadora no núcleo de ensino, pesquisa e extensão em cuidado humano e enfermagem da UFPR – Universidade Federal do Paraná – apresentou esta perspectiva ao público. O evento contou com a presença de aproximadamente cem estudantes e profissionais de enfermagem e outros campos da saúde.

Maria Ribeiro fez uma apresentação reflexiva sobre a atuação do profissional de enfermagem, e como o cuidar de si é fator importante para o sucesso do ofício. “Para cuidar de si é necessário se conhecer e se amar. Pode ser estar com a família, ouvir uma música que goste ou estar por alguns instantes sozinho. Cuidar de si é pensar, ter a intenção e agir a favor de si, é o oposto da negação de si. Além disso, é também desenvolver a capacidade de auto-governo”, afirma a professora.

Três questões são centrais para refletir sobre o cuidar de si. A primeira é como cuidar de si se não existe um modelo de cuidado. O segundo é como alguém que não se cuida pode ter a capacidade de cuidar de alguém. Finalmente, a terceira é como cuidar de si se o ambiente não favorece. “Existem três formas de o cuidador cuidar de si: ao cuidar do outro, ao ser cuidado pelos outros e ao cuidar de si. A vida, o bem-estar e o próprio cuidado são responsabilidades de cada pessoa”, atesta Maria.

Saindo de uma perspectiva geral e partindo para uma análise do cuidado dentro da área de enfermagem, especificamente, a professora citou alguns exemplos de como cuidar do outro durante o exercício da profissão. “Devemos manter o ambiente de trabalho em ordem, descartar o material em lugar correto, respeitar os horários de almoço e de lanche, e respeitar as medidas de precaução padrão”, explica a professora. “Para criar um ambiente de cuidado, faço também algumas sugestões: podemos iniciar o plantão com uma prece, ou leitura de um pensamento. No relacionamento com os colegas, devemos ter uma atitude saudável, nutridora. Também é positivo que compartilhemos experiências prazerosas realizadas nos períodos de folga”, finaliza Maria.