Pós-graduação em Educação da UFRJ completa 35 anos

Foto: Agência UFRJ de Notícias

Renato de Oliveira, Marcelo Correa e Castro
e Ana Maria Cavalieri abriram o evento

Os 35 anos da Pós em Educação foram lembrados através de  palestras, mesas redondas, e depoimentos sobre a formação e a história do programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRJ. A comemoração reuniu, dia 27 de setembro, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, além dos profissionais do PPGE ainda atuantes, antigos professores, coordenadores e ex-alunos.

Ana Maria Cavaliere, atual coordenadora do curso, destaca a importância de celebrar esta data, “pois não devemos esquecer a história densa e rica que o Programa de Pós-graduação tem escrito durante todos esses anos, através do papel fundamental para seu sucesso e continuidade que professores, alunos, coordenadores e funcionários técnico-administrativos tem desempenhado”.

Além de Ana Maria, Renato José de Oliveira, diretor da Faculdade de Educação, e Marcelo Correa e Castro, decano do CFCH, abriram o evento, reforçando o que foi dito pela coordenadora. Para Renato, este é um momento muito significativo, pois o programa integra boa parte da história da própria FE: “Em 2008, a graduação completa 40 anos. De todo esse tempo, o PPGE divide conosco 35 anos de desafios e vitórias”, afirma o diretor. Já Marcelo afirma que sua vida se confunde ao programa de pós em educação: “Sou formado em Letras pela UFRJ, com doutorado e mestrado pelo PPGE. Das 1009 teses do programa – número significativo e inédito no país – contribuí com duas. Além disso, muitos dos presentes nesta comemoração foram meus professores, colegas de sala e atuais companheiros de trabalho”, relembra o decano, que também destaca a importância de fortalecer os vínculos da pós-graduação com a Faculdade de Educação.

Após a solenidade, a primeira mesa-redonda foi formada, propondo um caráter expositivo da história do PPGE, a partir dos depoimentos de antigos e atuais gestores do curso. Com o título “o programa de pós-graduação e seus protagonistas”, a palestra contou com a presença de Marlene Carvalho, diretora da FE e coordenadora do PPGE aposentada, que trabalhou durante 30 anos na UFRJ; Paulo Reis Vieira e Antônio Flávio Barbosa, ex-professores da FE e do PPGE, aposentados, respectivamente nos anos de 2000 e 2003; Ana Maria Monteiro, professora adjunta da UFRJ de Didática e Prática de Ensino de História e pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos de Currículo do PPGE; Ludmila Tomé de Andrade, professora adjunta da pós em educação com ênfase em formação de professores; e Luiz Antônio Cunha, professor titular de educação brasileira da FE e do PPGE.

Paulo Vieira resgatou a maneira de pensar a gestão educacional. “As convicções teóricas e práticas fazem com que as instituições sobrevivam aos problemas e necessidades de reestruturação que possam surgir pelo caminho. É preciso estimular a busca de um trabalho integrado, com a participação dos múltiplos atores na construção de uma faculdade e de um curso de pós-graduação com êxito, como tem sido feito até aqui”, ressalta o professor. Luiz Antônio Cunha, por sua vez, completa o conselho de Vieira, relembrando o tema da comemoração de 20 anos da Faculdade de Educação, que foi “participar para transformar”. “Espero que, no aniversário de 40 anos da FE, possamos ter por lema esse resgate da motivação de tantos anos atrás, e que podemos também perceber no dia de hoje, nesses vitoriosos 35 anos do curso de Pós-graduação em Educação”, elogia.

Os demais professores reforçaram o discurso de Paulo Vieira e Luiz Antônio, contando sobre sua vivencia na UFRJ e, sobretudo, na pós-graduação em educação, enfatizando a importância de um trabalho conjunto e atuante, não apenas nesses 35 anos, mas por todo o caminho que o PPGE ainda irá percorrer. Ludmila Andrade, apropriando-se do título da palestra: “Devemos realmente exercer o papel de protagonistas dessa história: defender nosso programa de pós-graduação e de nossa Faculdade, mirando no exemplo dessas figuras aqui presentes, que tanto contribuíram para que o PPGE chegasse a esta data, com força e respeito público”, afirmou, elogiando os colegas que compunham a mesa.