Museu Nacional e a Antropologia Ecológica

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS / UFRJ) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), convidam para a abertura da exposição "Castro Faria, uma antropologia ecológica", que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.

A programação conta com uma mesa de debates, que irá discutir o tema "Castro Faria – Antropologia e Trabalho de Campo". Formada pelo mediador Moacir Palmeira, doutor em sociologia pela Universite de Paris V (René Descartes) e professor titular da UFRJ , e pelos expositores Heloisa Maria Bertol Domingues, doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora titular do Mast, Antônio Carlos de Souza Lima, doutor em Antropologia Social pela UFRJ e professor associado do departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ, e Marco Antônio da Silva Mello, doutor em Ciência Social pela USP e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da UFRJ.

O evento também exibe o filme “Um Quadriênio Inesquecível e Suas Iluminuras” de Ricardo Maciel, Felipe Berocan e Arno Vogel (UFF, 2002), sobre as atividades de docência e pesquisa realizadas pelo Professor Luiz de Castro Faria, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Antropologia e Ciência política da Universidade Federal Fluminense (PPGACP-IFCH-UFF), bem como do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP-UFF), durante o período de 1994 a 1998.

A exposição acontece no dia 2 de outubro, no auditório Roquete Pinto, no Museu Nacional da UFRJ, a partir das 13h30. O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão – Rio de Janeiro.